Tasso compara Lula a Hitler e Mussolini



Para senador, presidente está fazendo "lavagem cerebral" nos brasileiros

Por Bruno Pontes
da Redação do O Estado

O senador Tasso Jereissati (PSDB) atacou ontem o que considera o instinto autoritário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o comparou a ditadores. “Está sendo feita uma lavagem cerebral. Não vou ligar que Lula é popular, mas Hitler era popular, Mussolini era popular, Stroessner era popular”, disse o tucano. Tasso referiu-se ao ditador fascista Benito Mussolini, que governou a Itália de 1922 a 1943, e ao general Alfredo Stroessner, que comandou uma ditadura no Paraguai entre 1954 e 1989.

A declaração foi feita ontem à tarde, no aeroporto regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, a 530 quilômetros de Fortaleza. Ali, Serra foi recebido por Tasso, o candidato tucano ao governo cearense, Marcos Cals, e o candidato ao Senado, Alexandre Pereira (PPS). O grupo participou da procissão de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro.

Tasso declarou ainda que Lula está levando o Brasil ao regime chavista, em referência ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez. “O presidente da República perdeu o pudor do seu cargo. Ele não pode participar dessas coisas mesquinhas e pequenas”, afirmou o tucano, em referência às recentes declarações de Lula sobre o DEM. Na última segunda, durante comício em Santa Catarina, o presidente afirmou que “é preciso extirpar o DEM da política brasileira”.

“DIRCEU ENCARNA
PROPOSTAS DO PT”
José Serra, por sua vez, destacou que o ex-ministro José Dirceu defende a censura da imprensa. “O José Dirceu, comandante da campanha da Dilma (Rousseff, candidata do PT à Presidência), encarna as grandes propostas do PT para o Brasil. E uma delas é a censura da imprensa. É o que ele prega nesta fala: o controle da grande imprensa pelo partido. Não tem nenhuma novidade. A grande novidade é ele dizendo novamente”.

O candidato a presidente reagiu ao discurso feito por Dirceu, segunda-feira, em Salvador. Em palestra a sindicalistas do setor petroleiro da Bahia, o ex-ministro da Casa Civil e ex-deputado do PT criticou o que chamou de “excesso de liberdade” da imprensa. “O problema do Brasil é o monopólio das grandes mídias, o excesso de liberdade e do direito de expressão e da imprensa”, afirmou Dirceu.
No aeroporto do Cariri, Serra também foi questionado sobre as denúncias de tráfico de influência envolvendo Erenice Guerra, ministra-chefe da Casa Civil e sucessora de Dilma Rousseff naquela pasta. O tucano disse que “eles estão de salto alto sentados na cadeira”.

POLÍTICA NA PROCISSÃO
Essa visita de Serra a Juazeiro do Norte foi a segunda neste ano. Em maio, também ao lado de Tasso, Serra esteve no horto do Padre Cícero, e falou durante encontro com eleitores e lideranças do PSDB no Cariri.

Tradicional evento religioso que atrai milhares de devotos/eleitores, a procissão de Nossa Senhora das Dores foi o centro da agenda política nesta quarta. Além de Cals, compareçam, o governador Cid Gomes (PSB), que disputa a reeleição, e seus candidatos ao Senado, Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT). Lúcio Alcântara (PR) também esteve lá, e aproveitou o ensejo para gravar propaganda eleitoral na colina do horto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário