STDS prepara mais 6.500 jovens para o trabalho neste fim de ano

Com a proximidade do fim do ano e o conseqüente aquecimento nas vendas no período de festas, cresce a demanda por mão de obra qualificada pelos setores da indústria, comércio e serviços. Paralelamente, é grande o número de jovens que buscam a oportunidade do primeiro emprego. Diante desse cenário, a Secretaria do Trabalho de Desenvolvimento Social (STDS) capacitou e preparou, social e profissionalmente, 6.500 pessoas em 84 municípios cearenses, sendo 1.450 em Fortaleza, que se encontram prontos para o mercado de trabalho.
Por meio do ProJovem Trabalhador / Juventude Cidadã, a STDS capacitou os jovens em 57 atividades, dividas em 260 turmas de 25 alunos cada, nas áreas de confecção e vestuário, alimentação e culinária, construção civil, telemática, administração, turismo, beleza e estética, tornando-os aptos a assumirem as respectivas funções, tão logo as empresas precisem e contratem. Atendendo à demanda das empresas, a STDS focou na capacitação para os segmentos Administrativos, de Confecção e Corte e Costura, Manutenção de Computadores, Cabeleireiro e Estética e Telemarketing e Construção Civil, para o quê profissionalizou 3.050 jovens, especificamente. (Veja relação em anexo)
Para viabilizar as contratações, uma caravana do ProJovem Trabalhador / Juventude Cidadã, da STDS, está visitando prefeitos e empresários, nos 84 municípios contemplados, no sentido de apresentar a mão de obra formada nos respectivos cursos de cada região. “Nosso objetivo é mostrar ao mercado que há mão de obra preparada, pronta para assumir os postos de trabalho, que as empresas disponibilizarem”, destaca a secretária do Trabalho de Desenvolvimento Social, Fátima Catunda.
Nesse primeiro momento, a perspectiva é de inserção de 1.950 novos jovens trabalhadores, o equivalente a 30% dos que foram capacitados, recentemente. Para o empreendedor, o contato com o jovem pode ser feito por meio do Instituto Empreender, instituição encarregada da inserção da mão de obra específica nas empresa. O telefone para contato é o 3023.2411.

PROJOVEM
Qualificados de acordo com a demanda de cada região, os jovens, com idades entre 18 e 29 anos, recebem orientação social e profissional em diversos arcos ocupacionais. Os educandos participantes dos cursos receberam, durante o período de seis meses de estudos, auxílio financeiro mensal, de R$100,00.
O ProJovem Trabalhador / Juventude Cidadã é um projeto originado do Ministério de Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), com execução ministrada por entidades sociais, juntamente com os municípios e a sociedade civil. O projeto é uma das ações da STDS que preconizam o desenvolvimento da juventude, a partir da elaboração, coordenação e execução de programas e projetos de reforço da escolaridade, da qualificação profissional e social dos jovens cearenses.
Além desse projeto, a STDS capacita rapazes e moças, da capital e do interior, por meio de outros programas de qualificação profissional, como o Primeiro Passo, o Juventude Empreendedora, o Criando Oportunidades e a Escola de Vida Sabor e Arte (Evisa). A STDS desenvolve, ainda, uma série de ações nas áreas de geração do Trabalho, Emprego e Renda para trabalhadores autônimos, mulheres chefes de família, pessoas com deficiência e profissionais do artesanato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário