Siderúrgica e refinaria não existem, diz Cals


A um mês do pleito, a campanha do candidato do PSDB ao governo estadual, Marcos Cals, passa a bater mais forte na administração Cid Gomes (PSB). Na última sexta, o programa televisivo do tucano denunciou, com imagens, a inexistência de duas obras reiteradamente enaltecidas por Cid e pelo presidente Lula: a siderúrgica e a refinaria. A denúncia foi repetida ontem.

O programa exibiu imagens aéreas dos terrenos reservados para a construção das obras, onde se vê areia e mato. Para reforçar a crítica tucana ao que seria uma falta de planejamento do governo atual, o locutor da peça afirma ainda que o Ceará perdeu o estaleiro para Pernambuco por conta de uma “briga política” entre Cid e a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT).

A siderúrgica e da refinaria já vinham sendo mote de pronunciamentos incisivos do senador Tasso Jereissati (PSDB). Há cerca de duas semanas, no município de Aracati, Tasso brincou com os eleitores, ao dizer que havia marcado um exame com um psiquiatra, por não conseguir enxergar aquele par de obras anunciado na televisão.

“Eu não sei o que está acontecendo. As pessoas anunciam uma siderúrgica que não existe. E [a obra] está sendo anunciada desde que iniciou o governo em 2006. Liguei para um psiquiatra para pedir um exame, porque acho que estou ficando doido. Vejo na televisão [os candidatos] falando de siderúrgica e refinaria, e eu fui lá e não vi. Acho que estou sofrendo alucinações”, provocou o senador.

No último sábado, durante comício em Tianguá ao lado de Marcos Cals, Tasso voltou ao assunto, sem citar o governador Cid. “Fazem propaganda de uma refinaria que não existe. Fazem propaganda de uma siderúrgica que não existe”, condenou.

Valorizar o empreendedor
Marcos Cals iniciou a segunda-feira de campanha com visita à Central de Abastecimento do Ceará, a Ceasa, em Maracanaú. Ali o tucano apresentou aos trabalhadores sua proposta de construir a Casa do Empreendedor, no intuito de estimular a criação de micro e pequenas empresas no Ceará, e prometeu trabalhar, se eleito, para desenvolver industrialmente o interior cearense.

“Vamos investir maciçamente em infraestrutura para trazermos indústrias para o Ceará. Não só para região metropolitana, mas também para interior do Estado”, disse Cals. Da Ceasa, o candidato seguiu para o bairro Lagamar, na Capital, onde aproveitou as queixas dos moradores, relativas à ação da bandidagem para reiterar promessas na área da segurança. “Vamos aumentar o efetivo policial, fazendo concurso público”. O tucano afirmou ainda que um governo seu vai instalar 72 delegacias plantonistas no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário