Romaria marca início do Centenário de Juazeiro


A romaria de Nossa Senhora das Dores foi aberta oficialmente e a expectativa dos organizadores é de que Juazeiro do Norte receba, durante os 15 dias de festa, cerca de 400 mil romeiros. Este ano, a romaria faz alusão ao centenário do município. O tema é Juazeiro do Centenário: Terra de Oração e Trabalho. O administrador da Basílica de Nossa Senhora das Dores, padre Paulo Lemos, destaca a importância deste mês de setembro, que sempre marca o município com as festividades, expressões de fé, de devoção e amor à Mãe das Dores. Ele ressalta o exemplo profundamente cristão do padre Cícero. “Ele foi o grande incentivador da reza do rosário, lutando incansavelmente pela qualidade de vida digna do povo nordestino”, diz.

A tradicional Procissão da Bandeira formou um cordão humano na ladeira do Horto e percorreu as ruas do centro da cidade até a Basílica, onde foram hasteadas todas as bandeiras dos estados do Nordeste, do Brasil e da Mãe das Dores. A festa de Nossa Senhora das Dores terá uma extensa programação até o dia 15 de setembro.
Os barraqueiros já ocupam as áreas nas proximidades da Basílica, mas seguindo o mesmo esquema de espaços delimitados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos.

Abertura
Durante a abertura, padre Paulo fez uma alusão ao centenário da cidade, que se completará em 22 de julho do próximo ano. No início da missa foi lida uma carta da irmã Annete Dumoullin, destacando a sonhada Juazeiro do padre Cícero e a realidade atual. Annete Dumoullin coordena o projeto Árvore do Centenário, que tem a meta de distribuir até o próximo ano um milhão de mudas de juazeiro, a árvore símbolo do centenário. Ela ressaltou a continuidade deste projeto durante a romaria de Nossa Senhora das Dores, com a distribuição de mudas aos romeiros de todo o Nordeste.

Os noitários terão sequência até o dia 14, em residências, comércio, empresas, com realização do devocionário a Nossa Senhora, missas às 19 horas e quermesses. Uma programação paralela também será realizada pelos devotos, com a tradicional procissão dos carroceiros, no dia 12. A Procissão dos Carros também acontece dia 14. A procissão de encerramento acontece no final da tarde, no dia 15. (Site www.miseria.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário