Praias lotadas no feriado da Independência


Por Elvira Sena
Especial para O Estado

Boa parte das pessoas que preferiram passar o feriado em Fortaleza teve a praia como destino certo. E na Capital, tem praia para todos os gostos. De ponta a ponta do litoral, a combinação mar e areia tem os seus trejeitos e suas formas de conquistar. Nem os engarrafamentos, rotineiros durante os feriadões, tiraram o ânimo de quem foi curtir a folga recebendo sol e brisa. Ou (em bom cearês): E é bom...

Na Praia do Futuro, famosa entre cearenses e turistas, a movimentação começou cedo. Quem quis aproveitar cada segundo do dia entre as barracas da praia não desanimou nem com os percalços do trânsito. “É melhor aqui do que em qualquer outro local. A gente só não sabe como vai voltar para casa. Ah! Mas é só no fim da tarde, vamos curtir”, disse o dentista Bruno Cruz, ao lado da namorada, Karine. “Chegamos à praia por volta das dez horas e quase não conseguimos lugar para sentar”.

Há quem prefira aproveitar os momentos de lazer para conseguir um dinheiro extra. Como Dona Joaquina Feitosa. “A vantagem da praia é saber curtir. Almoçar ao ar livre, relaxar e não tem stress”, ensina a experiente vendedora, que trabalha a semana inteira no calçadão da Praia do Futuro. “E é isso. Se estressar para quê?”

NA BARRA DO CEARÁ
Do outro lado da cidade, a mistura entre sol e mar também encantou muita gente. Na Barra do Ceará, famílias inteiras abancaram-se para pegar sol. Como a dona de casa Daniele Guilherme; o marido, Fabiano Vasconcelos, e a filha Fabielle, de quatro anos. Ele ganha a vida produzindo pranchas de surfe. Leva seus produtos para vender na praia, mas issso, segundo ele, não prejudica o divertimento. “Adoramos ficar aqui”.

O vendedor Stênio Praciano levou o amigo Marcos Antônio para se divertir na praia. “Eu nem sabia que existia um calçadão aqui, pela Barra do Ceará. Fiquei encantado”, disse Stênio. “Agora, é arriscado ele querer vir todas as segundas-feiras para cá”, completou o amigo, já preocupado com os horários da semana.

Ana Lúcia e Alice aproveitaram os momentos de lazer pelo calçadão da Barra do Ceará para relaxar. “A gente passa a semana inteira com muita agitação”, conta a dona de casa Ana Lúcia. A irmã dela, Alice, trabalha em lojas do Centro, no setor de caixas. “É muito stresse. Quando a gente vem para cá, esquece de tudo. Esfria a mente e ilumina o pensamento”.

A costureira Roberta Teixeira mora no Montese. Quando se decide a visitar uma das praias da capital, reúne as amigas e filhas e vão de ônibus. Foi o que fez nesse começo de semana. Ela conta que, para poder fazer a viagem, começou a planejar ainda na semana passada. “Fui dormir na casa de uma amiga, que mora aqui perto da praia, para vir para cá. Estou adorando”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário