Porto de Fortaleza realiza movimentação excepcional nesta quarta (15) com utilização dos seis berços de atracação de navios


Os seis berços para atracação de navios no Porto de Fortaleza no dia de hoje, 15 de setembro, estão realizando atividades de movimentação de carga (embarque e desembarque) que atingem 100% de utilização. No berço externo do Píer Petroleiro o navio Guaporé está descarregando gás liquefeito de petróleo. No berço interno da mesma instalação o Navio FS Thais descarrega óleo diesel e gasolina. Paralelamente no Cais Comercial, o berço 102 opera com o navio Yue Liang Wan descarregando asfalto, o berço 103 opera com o navio CS Caroline descarregando trigo, o berço 104 opera com o navio Genco Ocean descarregando cimento e o berço 105 opera com o navio Cherokee Princess embarcando produtos siderúrgicos.

Neste ano de 2010, o Porto de Fortaleza tem vivenciado grande crescimento na movimentação. “De janeiro a agosto deste ano, já ultrapassamos a marca dos 2,7 milhões de toneladas de cargas movimentadas, entre granéis líquidos, granéis sólidos e cargas conteneirizadas, o que representa um incremento da ordem de 21,56% em relação ao movimentado no mesmo período de 2009”, declara Mário Jorge Cavalcanti, diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária da Companhia Docas do Ceará (CDC), empresa de economia mista que administra o Porto de Fortaleza, vinculada a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP).

Do total movimentado até agosto de 2010, 1.396.383 toneladas são de granel líquido (óleo lubrificante, gasolina, diesel, gás liquefeito de petróleo e demais derivados de petróleo), 738.535 toneladas são de granel sólido (trigo, coque de petróleo, malte e enxofre) e 582.392 toneladas são de carga geral (trilhos, arroz, farinha de trigo, cimento, sal, tambor de freio, aguardente, melão, lingotes de alumínio, banana, manganês, manga, castanha de caju e minérios diversos e cerâmica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário