Pesquisa Época/Ibope mostra por que Tiririca virou símbolo das eleições


Revista classifica campanha de cearense como rica e organizada.
Estima-se que, em números absolutos, Tiririca poderá ser o parlamentar mais votado do Brasil, com potencial para atingir mais de 1 milhão de sufrágios. Esse índice seria suficiente para levar em sua garupa mais quatro ou cinco deputados para Brasília, beneficiando candidatos menos votados da coligação, que inclui PT, PCdoB, PRB e PTdoB.

Por: Luciano Augusto
do site cearaagora.com.br
Em longa reportagem que chega às bancas neste domingo (26), a revista Época tenta explicar por que o cearense Francisco Oliveira Silva, 45 anos, o Tiririca, virou o principal destaque das eleições para deputado federal.

A reportagem chega a classificar a campanha do cearense como rica e organizada, e faz duras críticas a incapacidade de defender ou formular propostas, além de deboche ao sistema eleitoral.

A revista destaca os dois slogans que viraram as marcas de sua campanha: “Vote em Tiririca. Pior que está não fica”, e “você sabe o que faz um deputado federal? Eu não sei, mas vote em mim que eu te conto”, e relaciona que cerca de 60% dos eleitores acham que arrumar emprego, ajudar aliados e promover eventos de lazer são funções de um deputado federal.

Só 13% valorizam em primeiro lugar os parlamentares que estudam e participam das votações importantes do país.

73% afirmam que o total de deputados federais e senadores da República deveria diminuir.
Enquanto o primeiro bordão de Tiririca tende a ser desmentido pelos fatos, o segundo resume com precisão um tipo de deficiência que parece generalizado entre os eleitores. Uma pesquisa inédita feita pelo Ibope sobre o grau de conhecimento a respeito das funções de deputados e senadores mostra exatamente aquilo que Tiririca não para de repetir: a maior parte das pessoas aptas a votar não sabe bem ao certo para que serve um congressista.

O questionário da pesquisa foi elaborado por ÉPOCA com o auxílio do cientista político Fernando Abrucio e de profissionais do Ibope.

A pesquisa mostra que a maioria dos eleitores é capaz de identificar corretamente algumas atribuições dos parlamentares. Quase 90% concordam que “votar pela criação ou reforma de leis” é função de um deputado. Além disso, 83% responderam positivamente à questão sobre a fiscalização do governo federal pelo Legislativo. Mas, em geral, prevalece na cabeça do eleitor a confusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário