Opinião

Nosso lar
Grecianny Cordeiro - Promotora de Justiça >>
Ultimamente, a doutrina espírita tem sido bastante difundida, em especial, pela mídia televisiva e pelo cinema. De modo consequente, aumentou o número de adeptos e simpatizantes.

Na verdade, o espiritismo é um tema abordado há algum tempo pelas novelas e por vários livros, mas somente agora as pessoas têm demonstrado algum interesse pelo assunto. Entretanto, é preciso ter cuidado com essa “popularidade”, de modo a que não haja uma deturpação do verdadeiro significado da doutrina espírita.
São muitos os que ainda consideram o espiritismo como uma espécie de seita em que as pessoas se reúnem em torno de uma mesa, num local escuro e de repente passam a incorporar espíritos. Ainda há muita cara feia e boca torta para os espíritas. Preconceito e até medo.

A doutrina espírita procura trabalhar regras morais e éticas, através de uma denominada “fé raciocinada”, onde tudo e todos os assuntos podem ser contestados e discutidos. A união entre o conhecimento, a fé e a ciência. O homem visto com um todo, responsável pelos seus atos em virtude de uma lei de causa e efeito. Livre arbítrio. Ausência de hierarquia. Ausência de dogmas.

Ao ler o NOSSO LAR, de autoria de Chico Xavier, onde é relatada “a vida após a morte” do espírito de André Luiz, muitas passagens se mostram interessantíssimas: a beleza da oração; os princípios da fraternidade e da temperança; o amor como alimento da alma; não falar excessivamente de si mesmo; para se conseguir algo temos que desejar, saber desejar e merecer; a importância da água; a simplicidade; a utilidade do trabalho; a bondade; saber ouvir; a eutanásia; as consequências do aborto...
Se todos os caminhos levavam a Roma, todos os caminhos levam a Deus, não importando a crença, a religião, mas uma coisa é imprescindível: respeitar a fé do outro e a sua forma de manifestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário