Mauriti-CE: Obras de transposição do São Francisco paralisam prestes a receber a visita do Presidente Lula

As obras do projeto de Transposição das Águas do Rio São Francisco em seu lote 6, no município de Mauriti, voltaram a paralisar por falta de recursos. Nesta terça-feira, dia 21, os operários cruzaram os braços e não há previsão para retomar as atividades. Atualmente, está com 30% da terraplanagem e existe outro problema: não há maquinas para executar o serviço pois todas são alugadas e os donos retiraram por falta de pagamento.

Eles reclamam quatro meses de atrasos junto às firmas terceirizadas. Estão trabalhando apenas algumas pessoas no escritório. O mais interessante é que o presidente Lula deverá visitar o canteiro de obras no dia 2 de outubro podendo ser cancelado em virtude da paralisação se até lá não houver solução. Não é a primeira vez que isso acontece. No dia 5 de fevereiro deste ano, homens e máquinas pararam durante quatro dias.
Esse lote fica situado entre os municípios de Mauriti e Brejo Santo e conta com cerca de 40 caçambeiros que prestam serviços ao Consórcio Nordestino, formado pelas construtoras EIT, Delta e Getel, que administra a obra. Na época, argumentaram que não estavam recebendo o pagamento e que o consórcio não estava cumprindo o acordo feito, em dezembro de 2009, quando, também, cruzaram os braços. Alguns chegaram a pedir desligamento por falta de pagamento.

Já no dia 9 de fevereiro, os operários voltaram ao trabalho com o apoio da Polícia que desobstruiu a passagem para as jazidas e procurou manter a ordem e a posse dos bens em função das ameaças dos caçambeiros de queimar as máquinas de propriedade do Consórcio. Os policiais utilizaram uma pá mecânica para a retirada das máquinas colocadas pelos caçambeiros na entrada das jazidas, impedindo a passagem de outros veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário