Juazeiro : Câmara quer continuar julgamento


Santana perde o foco com segurança de José de Amélia

Por Macário Batista
Enviado especial a Juazeiro do Norte

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte e a Comissão Especial Processante impetraram um Agravo de Instrumento no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) contra a liminar que suspendeu a sessão de terça-feira que votava o relatório da vereadora Delian Matos, pedindo a cassação do prefeito Manoel Santana. O documento foi encaminhado ontem ao TJCE. Ele sugere a continuidade da sessão especial na qual nove vereadores já haviam votado.

Na verdade, foram quatro diferentes ações anulatórias da sessão que deram entrada no Fórum Desembargador Juvêncio Santana de Juazeiro do Norte, em nome da pressa no acatamento de uma delas ou até mais que isso. Segundo informações, uma seria em nome do Partido dos Trabalhadores (PT), outra pelo próprio município, uma via PSC (Partido Social Cristão), ao qual pertence o vereador Adauto Araújo, líder do prefeito na Câmara Municipal e mais uma pessoal do prefeito Manoel Santana.

Esta última teria sido a que teve o deferimento da liminar concedida pelo juiz titular da 2ª Vara da Comarca de Juazeiro, José Acelino Jácome de Carvalho. Há informações que o agravo alega uma série de razões a partir do fato de que o PT e o PSC não seriam partes interessadas por não se tratar de matéria eleitoral. No caso do PT, o presidente Ricardo Lima é investigado pela comissão e pressupõe uma ilegalidade. Mais ainda que o advogado de uma das ações, Bernardo Neto, é ex-procurador do município afastado sob suspeições.

Outra alegativa que pode ser posta no documento a ser encaminhado ao Tribunal é o fato de o juiz Miguel Feitosa, titular da 5a Vara, ter se pronunciado em matéria anterior pela continuidade nos trabalhos da comissão. O vereador Tarso Magno chamou a atenção ainda para o fato de uma das funcionárias da 2a Vara, Selene Santana, ser irmã do prefeito. Ele disse que a intenção é derrubar a liminar para que a sessão possa ter continuidade a partir dos nove votos, de um total de 14, já depositados na urna na terça-feira.

“Querem me cassar para prejudicar eleição de
Dilma”
O prefeito Manoel Santana, de Juazeiro do Norte, com a cabeça no laço da forca da Câmara Municipal, resolveu falar ontem à imprensa do município. Ao vivo, deu entrevista no noticiário da Rádio Tempo, dirigido pelo jornalista João Hilário, um dos mais acreditados na região. Santana falou dos motivos pelos quais não se defendeu quando foi convidado a dar explicações sobre as denúncias que pesavam contra ele, alegando que preferiu denunciar vereadores que o perseguiam mesmo antes de sua posse, para a instalação de um mensalinho.
Santana voltou a atacar os vereadores, mesmo tendo, pela manhã, tomado café com o presidente da Casa, vereador José de Amélia Junior. Disse que passaram a limpo todas as questões, mas não conseguiu impedir que a Câmara e a Comissão Processante continuassem a trabalhar contra sua permanência à frente da Prefeitura, já que impetraram Agravo de Instrumento para a derrubada da liminar que suspendeu a sessão que iria cassá-lo na terça-feira.

Santana, a certa altura da entrevista, passou a desfilar um roteiro de obras que teria construído ao longo de sua administração, mas o assunto voltou à baila, com o repórter Murilo querendo saber dele por que que ele deixou que a situação chegasse a esse nível. Santana tergiversou e soltou uma frase que ecoou em Juazeiro do Norte: “Eles querem me cassar porque eu saindo da prefeitura terá uma grande repercussão nacional e isso prejudicaria a eleição de Dilma Roussef.”
O assunto virou piada na cidade.

(Com Roberto Bulhões e Site Miséria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário