Falta de sinalização prejudica tráfego

Jovita, Bezerra e Domingos Olímpio ainda estão sem faixas horizontais

Por Souto Filho
soutofilho@oestadoce.com.br

Mesmo com a proximidade do término das obras do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), os transtornos ainda continuam para motoristas e pedestres que passam pelas avenidas Jovita Feitosa, Bezerra de Menezes e Domingos Olímpio. Além dos engarrafamentos que atingem essas vias nos horários de pico, a falta de sinalizações horizontais dificulta o tráfego de veículos e provoca insegurança nas pessoas que atravessam nos cruzamentos.

Na Bezerra de Menezes, devido ao grande fluxo de carros, a situação é mais caótica. Segundo o impermeabilizador Carlos Alberto, a via é conhecida como uma das mais perigosas da cidade. Ele relatou que já presenciou vários acidentes no local e que o asfalto sem as divisões de faixas faz com que os motoristas não tenham noção de posicionamento na avenida.

“Pra mim, que sou motoqueiro, a situação é ainda pior. Os carros já não nos respeitam naturalmente e, sem a sinalização, dá medo andar por aqui. Eu não sei por que as faixas ainda não foram colocadas já que o recapeamento da Bezerra já foi feito há vários meses. Sem falar que sem a sinalização fica difícil observar os semáforos”, analisou Carlos Alberto.

Ainda na Bezerra de Menezes, um sinal de trânsito, entre as ruas Professor Castelo Branco e José Sombra, chama a atenção. No cruzamento existem duas placas orientando os pedestres a atravessarem na faixa de pedestre. Entretanto, o asfalto não possui nenhuma pintura para orientação dos transeuntes.

A vendedora Luzia Elisete explicou que não se sente segura trafegando a pé pela Bezerra. De acordo com ela, os atropelamentos são constantes e o tempo dos semáforos é muito curto para que as pessoas consigam atravessar as duas vias do local. Ela comentou ainda que vários carros não param nos sinais vermelhos, trazendo perigo para os pedestres.

“Minha filha estuda em uma escola que fica na beira da via, e para voltar pra casa, precisa atravessar a avenida. Morro de medo quando ela sai do colégio porque mal dá para atravessar quando o sinal fica vermelho. Sem falar de alguns motoristas ‘loucos’ que não respeitam o sinal de pare”, lamentou ela.

SÓ EM OUTUBRO E NOVEMBRO
Em nota, o Transfor informou que a sinalização horizontal das avenidas Domingos Olímpio e Bezerra de Menezes começa a ser implantada em outubro. Já a da avenida Jovita Feitosa deverá ser colocada em novembro de 2010. O serviço será realizado após a conclusão das obras de drenagem e da pavimentação das vias, “que irão permitir o correto escoamento das águas superficiais e evitar a formação de buracos, promovendo também maior segurança e conforto para os motoristas”.

A assessoria informou, ainda, que as três avenidas “estão sendo totalmente restauradas pelo Transfor incluindo também a padronização de calçadas e reforma dos canteiros centrais, com o objetivo de melhorar a infra-estrutura da malha viária e a mobilidade urbana”.

Penso eu - A intolerancia do povo não suporta sequer anuncio de melhoria. Não custa nada esperar dois minutos pra sinalização horizontal nas vias. Junto à inoperancia de quem deveria fazer as coisas andarem, caminha um povo que nunca tem nada e quando tem, dá coceira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário