Esta matéria está na Veja

Ceará
Polícia Federal investiga escândalo que envolve os irmãos Ciro e Cid Gomes



Documentos apreendidos apontam o desvio de 300 milhões de reais das prefeituras do estado entre 2003 e o fim do ano passado


Governador do Ceará, Cid Gomes (Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

Licitações viciadas favoreciam sistematicamente as 17 empresas de Raimundo Morais Filho

Com o segundo mandato praticamente assegurado, o governador cearense Cid Gomes não vai poder concentrar-se na festa da vitória. Reportagem de VEJA desta semana revela os detalhes de uma investigação da Polícia Federal sobre um esquema de corrupção que, envolvendo os irmãos Cid e Ciro Gomes, desviou 300 milhões de reais de prefeituras do Ceará entre 2003 e 2009.

A enorme teia de ilegalidades ─ descobertas casualmente pela PF em 2009, durante a investigação de fraudes cometidas pelo empresário Raimundo Morais Filho ─ foi batizada pelos próprios envolvidos de “Integração Cearense”, uma alusão ao Ministério da Integração Nacional, ocupado por Ciro de 2003 a 2006. A operação começava com o repasse de recursos do ministério a prefeituras cearenses.

Licitações viciadas favoreciam sistematicamente as 17 empresas de Morais, que se apropriava de 4% do valor do contrato e entregava o restante ao deputado estadual Zezinho Albuquerque (PSB), principal articulador político de Cid Gomes na Assembleia. Na etapa seguinte, esse dinheiro era repassado às prefeituras, que pagavam pelas obras uma quantia inferior à prevista nos contratos. Segundo a documentação apreendida pela PF, a quantia excedente financiou, na campanha de 2006, as candidaturas de Cid a governador e de Ciro a deputado.

Interessado em negociar uma delação premiada, Morais produziu um minucioso relatório sobre as operações criminosas. Procurados por VEJA, Zezinho e os irmãos Gomes negaram qualquer envolvimento com o episódio. Ciro afirma que sequer conhece o pivô do escândalo.

Tags: ceará, cid gomes, ciro gomes, corrupção, investigação, polícia federal, raimundo morais filho.

A Jornalista Christiane Sales, da Assessoria de Imprensa da candidatura de Cid Gomes à reeleição e de Ciro Gomes, deputado federal, manda e.mail para este blog com notas assinadas por Cid e Ciro. Esta:

Com relação à matéria veiculada pela revista Veja seguem notas, em anexo, de Cid Gomes e Ciro Gomes.

Atenciosamente,

Christianne Sales


De Cid Gomes

NOTA À IMPRENSA
A propósito de matéria publicada na revista Veja desta semana, e em atenção e respeito aos cearenses, declaro o seguinte:
1. As acusações feitas contra mim são absurdas, indignas e mentirosas. Nunca tive relacionamento com a pessoa mencionada pela matéria. Procuro pautar minha vida pela lisura, pela correção e pelo respeito às leis e ao povo cearense.
2. A revista Veja mente, e esta não é a primeira vez. Ela mentiu quando disse que eu tinha um apartamento em Nova York, mentiu quando lançou falsas acusações sobre a concorrência do Castelão, e mente agora novamente. Trata-se de um comportamento tendencioso, contumaz e mal intencionado para comigo e para com o Ceará.
3. Estou acionando administrativa e judicialmente a Policia Federal para saber se existe algum inquérito em que meu nome seja citado. A partir disso tomarei providências enérgicas e duras.
4. Expresso a minha profunda indignação e repudio veementemente estas acusações e informo que adotarei todas as medidas jurídicas ao meu alcance contra os que produziram tais mentiras.
Fortaleza, 18 de setembro de 2010
Cid Gomes

Nota de Ciro Gomes


NOTA À IMPRENSA

1. Nego e repudio, com veemência, qualquer acusação contra minha conduta, tanto no plano pessoal, como no exercício dos cargos que tive a honra de ocupar ao longo de 30 anos de vida pública.
2. Tomarei todas as providências jurídicas cabíveis para resguardar minha reputação e para processar os autores dessa sórdida trama.
3. Peço aos eleitores que se mantenham alertas contra
“denúncias” fabricadas a 15 dias das eleições. Elas representam uma grave ameaça à Democracia, pois pretendem, com acusações levianas e mentirosas, alterar a vontade popular que se manifesta na preferência pelo Cid em todas as pesquisas.
Fortaleza, 18 de setembro de 2010

CIRO FERREIRA GOMES

Penso eu - Agora, vamos ao que interessa aqui, que é a minha opinião. Sei da vida desses dois aí desde muito meninos. Sei como foram criados e por quem foram criados. COnheço seus professores, um a um. Isso, é claro, não me dá o direito de inocenta-los,como diria o jurisconsulto mais cheio de opinião do mundo, mas prefiro ver pelo outro lado da moeda. Acabei de ser vítima da Revista Veja, por coincidencia em questão que envolve os dois. E a Veja não só usou o que não tinha autorização como buliu no que não era pra bulir e, por isso mesmo estou na Justiça contra a Veja, apesar de não acreditar em nenhuma das duas. A Veja mente e sacaneia descaradamente e a Justiça, quando não é uma tartaruga de 400 anos, ce sabe como ela consegue ser célere. Então, e para seu contentamento, Reve Naice Dey prosces tudim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário