Dois vereadores rompem com o prefeito e a oposição vence a eleição da Câmara em Caririaçu


Terminou em discórdia a sessão extraordinária da Câmara Municipal de Caririaçu para a escolha do novo presidente da casa. O atual, Sebastião Rosivan Leite Barbosa (PTB), tentaria a reeleição, mas abandonou o plenário com o seu grupo político ante a perspectiva de derrota. É que dois vereadores romperam com a bancada do prefeito Edmilson Leite Barbosa (PSB) fragilizando a situação e inviabilizando o projeto de reeleição de Rosivan que é irmão do prefeito.

O vereador Antonio Vieira de Araújo (PSB), mais conhecido como Antonio da Oficina, tencionava ser o candidato do grupo político do prefeito, mas não gostou de ver seu nome no cargo de segundo secretário na chapa que seria encabeçada pelo atual presidente. Com isso, juntou-se a Francisco Eliésio Pinto Alves (PSB) rompendo com a situação e formando uma chapa com os três vereadores da bancada oposicionista: Cristina Onásses Viana (PTN), Raimundo Alves da Cunha, o Dudu (PMDB) e José Eraldo Gonçalo Dias, ambos do PMDB.

Foi quando Rosivan se retirou do plenário juntamente com Luiz Acácio Machado Leite (PTB), José Benício Ferreira de Araújo, o Benício de Cazuza e Cícero Roseno Araújo Silva, o Bosco, ambos do PSB. Eles notaram que perderiam a eleição por 5 a 4 e decidiram abandonar a sede de Poder Legislativo. Com a orientação do advogado, Vantuil Matias, a Câmara chamou Eliésio – segundo mais bem votado nas eleições de 2008 – para presidir a sessão convocada oficialmente pelo próprio Rosivan.

Com isso, o novo bloco de oposição venceu por 5 a 0 derrotando o grupo do prefeito Edmilson Leite com a eleição de Antonio da Oficina para presidir a Câmara Municipal. Para o advogado, o pleito foi legítimo, inclusive, como falou, dando prazo para que a situação apresentasse sua chapa sem os nomes dos vereadores que haviam rompido o que não ocorreu pelas ausências. Todavia, os derrotados devem recorrer à justiça para tentar anular a sessão.
Por Roberto Bulhoes, do PEssoal do Blog no Cariri cearense e da tvpadrecicero.com.br

Um comentário:

  1. olá,nasci em caririaçu moro em minas gerais á 13 anos e vou ai sempre que possível,fico triste em relaçao as discordias políticas sendo que poderiam somar foças para que podessem fazer algo por essa gente para que não pudessem sai da nossa terra nossa gente em busca de oportunidades melhores.Por outro lado fico feliz em saber que alguns já ropem o 'PODER'.será um começo?

    ResponderExcluir