Deu no Jornal O Estado

"Fiz 20 mil obras", diz Lúcio
Candidato do Partido Republicano lista realizações de sua gestão e anuncia ação contra Cid Gomes
Tamanho do texto: AAAA

Veja também

Versão Impresso
Candidato tucano quer desonerar tributos
TRE entra na reta final dos preparativos para as eleições
Casa de Justiça e Cidadania é discutida na Câmara

Por Bruno Pontes
Da Redação

Segundo Lúcio Alcântara, sua gestão à frente do governo cearense (2003-2007) foi responsável por 19.868 obras em todo o Estado. O “levantamento criterioso” foi apresentado à imprensa ontem pelo candidato do Partido da República ao governo estadual, durante entrevista coletiva por ele convocada na sede do PR.

O objetivo de Lúcio é marcar vantagem sobre os números anunciados na propaganda eleitoral do governador e candidato à reeleição Cid Gomes (PSB), que atribui 3.800 obras à atual gestão. Conforme Lúcio, o número levantado por sua equipe inclui intervenções de pequeno, médio e grande porte, realizadas diretamente pelo Estado ou em parceria com o governo federal e com as prefeituras.

Dessa lista, Lúcio destacou o Canal da Integração, a reforma do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), o Instituto Médico Legal (IML) da Capital e a restauração do horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, além de escolas e hospitais no interior. Ele destacou também uma obra “que não tem placa”: o saneamento financeiro do Estado. “O Ceará tinha uma situação financeira complicada”.

Para o candidato, a alegada vantagem numérica que sua gestão apresenta, em termos de obras, sobre o atual governo não é de amplo conhecimento da população porque seu governo teve “uma comunicação modesta”. “As cifras de publicidade não se comparavam às do governo atual”, disse Lúcio.

Acompanhado por seu candidato a vice, Cláudio Vale (PPS), Lúcio informou que, até a terça-feira passada, visitara 102 municípios cearenses e participara de 156 atividades de rua, especialmente caminhadas. “Alguns candidatos fazem apenas desfiles de carro, sem descer e falar com a população”.

CID NA MIRA
Durante a coletiva, Lúcio avaliou seu mandato na chefia do Palácio Iracema como um governo “aberto, de diálogo, que considerava as instituições e as pessoas” e que “não infundia medo na população”.
Questionado sobre o programa eleitoral de Cid Gomes exibido ontem, em que é dito que o governador não responderá aos “ataques” perpetrados por candidatos oponentes, Lúcio foi contundente: “Se ele não responde, é pior para ele, que não tem argumentos”. O candidato afirmou ainda que Cid deixava de responder não somente a ele, mas também a denúncias publicadas em revistas de alcance nacional referentes a licitações promovidas pelo governo.

“O governo passou três anos e meio sem oposição e, agora, essas coisas estão vindo à baila. São coisas sérias, que envolvem vultosos recursos, e a população tem o direito de saber”, disse Lúcio, que brincou ao julgar a própria postura nesta campanha. “Às vezes dizem que eu critico muito. Vocês acham que o Cid venceu em 2006 me elogiando?”
Cláudio Vale reforçou o discurso crítico declarando que, em suas andanças pelo interior, tem verificado um “um sentimento de perseguição” entre os moradores. “O povo não entende por que a CPRV [Companhia de Policiamento Rodoviário] está perseguindo os mais pobres”. O candidato a vice disse, ainda, que os eleitores lhe têm expressado “arrependimento por ter votado [em 2006] no governo que aí está”.

AÇÃO JUDICIAL
Aos jornalistas, Lúcio anunciou que sua coligação entrou com Ação de Investigação Judicial Eleitoral perante o Corregedor do TRE-CE, desembargador Ademar Mendes Bezerra contra a coligação de Cid Gomes por abuso de poder econômico e político. De acordo com a denúncia encaminhada, o governador, seu candidato a vice, Domingos Filho (PMDB), e o candidato ao Senado, Eunício Oliveira (PMDB), teriam usado uma aeronave de maneira irregular no período de 27 de julho a 12 de agosto. “Eles devem explicações”, defendeu Lúcio. O candidato do PR informou que o advogado de sua coligação estuda entrar com notícia-crime contra Cid no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário