Com esquema 4-3-3, titulares da seleção derrotam anônimos do Barça em treino

Do Uol
Carlos Padeiro
Em Barcelona


Pato marcou na vitória

A seleção brasileira não teve problemas contra o Barcelona B nesta terça-feira, em amistoso que encerrou o período de treinos planejado pelo técnico Mano Menezes na Espanha. O Brasil utilizou o esquema 4-3-3 no primeiro tempo e, com os titulares, garantiu 2 a 0 - gols de Lucas e Alexandre Pato logo no início da partida. No segundo tempo, os reservas entraram, e Fernandinho fechou o placar em 3 a 0.

Contra jovens promessas do Barça, a equipe de Mano dominou as ações desde o início e marcou aos 12min e 14min do primeiro tempo. Na segunda etapa, o treinador modificou o time inteiro e abdicou do esquema que utilizou em sua estreia contra os Estados Unidos e na primeira parte do teste contra o Barça B. Mesmo assim, ampliou o marcador.

Com a ofensividade do esquema 4-3-3, a equipe de Mano Menezes começou a partida pressionando. O técnico Luis Henrique, ex-meia da Espanha em Copas, colocou em campo alguns suplentes do seu time, já que os titulares atuaram no último domingo pela segunda divisão do Campeonato Espanhol.

E as promessas do Barça não seguraram o Brasil por muito tempo. Aos 12min, Robinho recebeu a bola e deu bom passe para Lucas, que só teve o trabalho de tirar do goleiro. O volante do Liverpool voltou ao ataque dois minutos depois. Ele deu bom passe para Pato, que tocou na saída do goleiro para fazer o seu segundo gol na seleção com Mano Menezes.

Com a vantagem, o Brasil diminuiu o ritmo por causa do forte calor em Barcelona. Mesmo assim, conseguiu criar mais duas oportunidades, através de uma boa cabeçada de Ramires e uma finalização na trave de Pato. O Barcelona B não criou problemas para o goleiro Diego Alves.

Como novidade tática, Mano Menezes trocou o posicionamento de Carlos Eduardo e Coutinho. O jogador da Inter de Milão começou no ataque, mas foi deslocado durante o primeiro tempo para a meia. O treinador aproveitou as características parecidas dos atletas para testá-los nas duas posições.

O segundo tempo serviu de teste para os reservas. Já sem a mesma tática da primeiro etapa, Mano Menezes usou todo o elenco, que conseguiu manter o ritmo dos titulares. Aos 36min, André roubou bola da defesa adversária e tocou para Fernandinho, que acertou chute cruzado para fechar o placar para a seleção.

O amistoso contou com a presença de estrelas do Barcelona e de ex-jogadores da seleção brasileira. Pep Guardiola, Puyol e Zubizarreta foram ao CT do Barcelona assistir à partida. Os campeões mundiais Edmilson e Mazinho também acompanharam o jogo de perto. O filho do tetracampeão inclusive entrou em campo. Atleta das categorias de base do Barça, o volante Rafael, de 17 anos, pôde jogar alguns minutos contra a seleção para orgulho do pai Mazinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário