Coluna do blog



Carruagem de fogo em Juazeiro
Juazeiro do Norte (CE), 41 graus. À sombra. Correu chibata em Juazeiro do Norte. Surras e spray de pimenta em jornalistas e repórteres. Um apanhou e teve a camisa rasgada. Outro cego e com os olhos em brasa não desligou a câmara e filmou o agressor. À frente da violência, o secretário de Segurança do Município, o policial federal Cláudio Luz, nomeado por programas de rádio e televisão da cidade. Um soldadinho da Guarda Municipal denunciou um esquema montado pelo secretário para, neste momento, arrumar confusão e desviar o foco do noticiário de cima do prefeito Manoel Santana. É um desmando atrás do outro. Isso foi na terça-feira e as imagens da televisão são dramáticas. Na noite, depois da confusão armada na Câmara para cassar o prefeito, lá fora, na calada da noite, o cão meteu o bedelho. Um carro, Fiat cinza, placas... descobertas, mas não reveladas pela Polícia, passou na frente da casa do vereador Roberto Sampaio e mandou bala. Três tiros contra o portão da casa. Eram 11 e 07 da noite. Azar dos cocheiros da carruagem de fogo: na casa vizinha à do vereador, uma câmera filmou a passagem e um homem fora do carro, pela janela, atirando. Na identificação do veículo, propagandas de Eunício, senador e Daniel Oliveira, deputado estadual. Na frente da casa de Roberto Sampaio, sobre o muro, uma foto que pede voto pra Zé Guimarães.

No escurinho do cinema
Do carro, pela janela do carona, no sentido bairro Tiradentes-Cidade, o atirador sai, puxa o tresoitão e passa fogo. Três tiros. Todos no portão. Todos vararam o ferro. Dois ficaram nas paredes internas da casa. Um terceiro ricocheteou na janela do quarto do vereador Roberto Sampaio. Sampaio foi secretário de Manoel Santana, líder do prefeito e desistiu.

• ameaças -
O vereador Roberto Sampaio disse para a coluna que estava falando ao telefone na hora dos tiros contra o portão de sua casa.

• ameaças ii -
“Ouvi as pancadas, como três murros secos no portão e minha ligação caiu. Em seguida, sem que o telefone sequer tocasse entra uma voz de mulher: Isso não vai ficar como está”.

• tá russo -
Darlan Lobo, vereador de Juazeiro, em meio à confusão, também falou pra coluna: “Tudo isso é coisa do prefeito. Do PT do prefeito, que disse que só sossega quando quebrar a cara do jornalista Murilo Siqueira e do vereador Tarso Mágno”.

É o mundo todo...
E tem aquela história antiga do bebum em cujo bigodes passaram... cê sabe. A quando o moço cheirou, pensou que aquele odor horrível era no mundo todo. Então, daqui de Juazeiro do Norte, ouvi os gritos da Paraíba, do Rio Grande do Norte, de Ouricuri, no Pernambuco. Por fim, a gritaria do saguão de entrada da TV Verdes Mares, onde educados líderes de torcida se engalfinharam num arranca rabo de fazer corar o frade de pedra do Itapajé. Diz quem viu, filmou, fotografou e ouviu que, em meio ao xingamento, entre eles, ladrão era elogio.

• as coisas daqui -
Parceria mais intrigante: o comunista Chico Lopes está sendo votado em Jardim com o empresário e industrial Sineval Roque.

• mais uma... -
Camilo Santana, candidato a deputado estadual, colou em Raimundão, o rei da rua na região do Cariri. Camilo tirou até o Santana, seu sobrenome do santinho, com Raimundão.

• calor e seca -
O chão está marrom. Cinzento. Cinzento de fogo, marrom de secura. Não chove já faz quatro meses no Cariri. Houve uma seca verde e há uma secura sem fim.

macariob@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário