Coluna do blog


Salvo pelo gongo
Juazeiro do Norte (CE), 40 graus. Manoel Santana, o prefeito de Juazeiro do Norte, escorregou na ribanceira do pecado e teria sido cassado ontem à tarde, não fosse uma providencial liminar que suspendeu a sessão solene que já corria célere para apear do poder o prefeito. Minado por acusações de erros crassos à frente da prefeitura, Santana teve aberto contra si um processo de investigação que culminou com uma Comissão Processante.Ouvidas dezenas de pessoas envolvidas com as denúncias chegadas à Camara Municipal, o relatório final, assinado pela vereadora Delian Pinheiro, que pedia um castigo exemplar para o prefeito: a perca de seu mandato. Em momento algum, com apenas um vereador a seu favor na Câmara de Juazeiro, Manoel Santana esboçou qualquer reação de defesa, deixando a coisa correr até que ontem à tarde, a sessão da Câmara instalou a Comissão e começou a votação. Quando já haviam votado 9 dos 14 vereadores do município, um oficial de Justiça chegou à Casa Legislativa e, sob fogo cerrado de vaias e empurrões, entregou uma decisão judicial ao presidente José de Amélia; uma liminar mandava suspender a sessão a apenas 5 votos de seu final. Ouvida a assessoria jurídica da Camara, o presidente entendeu que deveria mesmo acatar a decisão judicial, salvando Manoel Santana de uma cassação certa. Hoje, o jurídico da Câmara entrará com um pedido de revogação da liminar ao mesmo juiz, Arcellino Jácome, que poderá, ele mesmo, retroagir e mandar dar continuidade à sessão sobrestada. O clima é de tensão na cidade. Política e policial.

Liminar esquenta o tempo (Nlota da foto)
O oficial de Justiça que entregou a liminar pedida por advogados de Manoel Santana comeu o pão que o diabo amassou para conseguir cumprir sua missão. Levou empurrão, vaia, grito, xingamento. Por muito pouco não perdeu a hora, até porque demorou a provar pra polícia na porta da Câmara que era oficial de Justiça e tinha o que fazer lá dentro.

• praça de guerra -
Em Juazeiro do Norte, antes de começar a sessão que cassaria Manoel Santana, grupos pró e contra o processo se encontraram e trocaram muita porrada na Praça Padre Cícero.

• cavalaria municipal -
Ao invés de acalmar os ânimos, a cavalaria da Guarda Municipal de Juazeiro do Norte atacou manifestantes e principalmente jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas.

• a pm acalmou -
Quem conseguiu botar um pouco de calma na guerra na principal praça de Juazeiro foi a PM, que conteve a Guarda Municipal e as diatribes de militantes irados.

• repercussão -
O ex-Prefeito Raimundo Macedo, candidato a deputado federal, podendo vir a ser o campeão de votos no município, comentou: “Eu não quero estar em Juazeiro nessa hora de tristeza”. Fui!

Repercussão II
O presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, José de Amélia Junior, disse: “A gente vai resolver isso amanhã (hoje). No máximo quinta-feira as coisas se resolverão”.

• repercussão III -
Murilo Siqueira, radialista comentarista de política na Rádio Tempo: “Depois disso aí tudo pode acontecer, inclusive absolutamente nada”.

• recordation -
Você acha que um dia Pimenta Neves cumprirá pena pela morte de Sandra Gomide? Por certo cê nem sabe quem foram os personagens disso. Pimenta continua solto e flanando.

• a justiça -
Réu confesso, condenado, nunca foi pra cadeia, mas o Bruno, aquele goleiro do Flamengo, que não se provou nada contra ele, nem tem um cadáver na gaveta, tá presinho da silva.

• senador roubado -
Senador Pompeu, a simpática cidade do sertão central do Ceará, continua sendo roubada. Desde que lhe roubaram o trem de passageiros e a estrada que lhe ligava ao mundo, só perde.

• a última -
Senador Pompeu arrumou um petista pra tomar de conta de seus dinheiros. A Polícia Federal caça uma bandidagem de milhões de reais. Tão roubando até identidade.

macariob@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário