Coluna do blog


Guimarães de Zé Dirceu, as companhias de Santana

Qual dos dois é mais safado...
Numa dessas eleições aí dividi meu tempo entre o litoral norte, Camocim e Acaraú e a capital. Acompanhava campanha pra prefeitos. Foi uma aula, a mais didática da minha vida, de como se faz política com sacanagem, desrespeitando tudo o que cê possa pensar que um dia uma eleição venha a ter. Além de o povo ficar o dia inteiro de porta em porta de candidato pedindo as coisas e prometendo votar, tem o dia D. A véspera da eleição. Em Camocim, vi, na madrugada, famílias inteiras nas calçadas das casas, esperando “o homem” passar com redes, pneus de bicicleta, sacos de cimento, lençóis, dinheiro. Dinheiro vivo. A Polícia tonta com as ligações de adversários, uns dos outros gritando ao telefone... Doutor, na rua tal tão dando saco de cimento. Olheiros atentos avisam pro entregador e o povo volta para suas cadeiras nas calçadas. Uma loucura até de manhã. Urbi et orbi. Na cidade e na roça. Em Granja é pior. Não sentam à calçada, não. Ficam com a porta da casa entreaberta e recebem as “doações” pela compra do voto dentro de casa. Quem der mais leva o voto. É uma prática criminosa, irresponsável e viciosa. O monstro está criado e dificilmente será morto tão cedo. No dia 3 de outubro, se a Polícia Federal, o Ministério Público Eleitoral, a imprensa, quem quiser, é só ir pra Granja ou Camocim. A coisa ali será repetida com a mesma intensidade de uma eleição pra prefeito. Tudo isso deixa uma dúvida na cabeça da gente, sobre quem é mais safado, se o eleitor, se o candidato.

É hoje
Nesta terça-feira, a Câmara Municipal de Juazeiro põe em campo a Comissão Processante que quer comer o fígado do prefeito Manuel Santana. Sem humildade, Santana, que foi um bom vereador, desdenhou de ex-colegas e está entrando numa fria aparentemente sem retorno. Pode perder o mandato na sessão de hoje que começa às 3 horas. Na foto, Manoel Santana e seu principal defensor, José Nobre Guimarães.

• tiririca -
O milhão de votos que Tiririca poderá ter nas urnas, em São Paulo, estão atubibando o juízo dos paulistanos de 400 anos.

• medo -
Desmoralizados, os paulistas inventaram: 1) ele sonegou o IR; 2) ele é um deboche; 3) o slogan dele é corrosivo à política; 4) O Tiririca não sabe ler, nem escrever.

• discriminação -
Cheios de preguiça, porque sempre tiveram quem lhes fizesse desde casas a escolas, praças e avenidas, os paulistas não suportam que alguém do andar de baixo suba a escada.

A terra do povo
Francisco Bessa, do Idace, definirá no Incra, no DF, a situação de 248 mil famílias que dependem da levantamento fundiário que o Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará está concluíndo.

• fazer o que não fez -
“...Se for reeleito, além de continuar trabalhando pelos cearenses, vou incentivar a formação de novos líderes, que tragam sangue e ideias novas para que a corrupção... blá, blá, blá...” - Tasso Jeresissati.

• coisas de paulista -
Netinho de Paula bate em mulher. Tiririca é analfabeto. Assim São Paulo trata os dois fenômenos populares no Estado e que poderão ser os mais votados da história. Nas entrelinhas, um é negro outro é palhaço e cearense.

• enlouqueceram -
Agora circula um e-mail idiota pela net, e o pior é que chega na caixa postal da gente, falando que as urnas já estão cheias de 4 pra 3. Assim: a cada 4 votos contados, 3 vão pra Dilma.

• doidice -
A coisa é tão maluquete, que no final o criador da fantasia surta de vez: “Faça chegar isso a algum militar que ele enrederá a arrumação”. E eu pensando que as viúvas da ditadura tinham... cê sabe.

macariob@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário