Coluna do blog


Cega, o cacete!
O STF vai decidir na quarta-feira se a Lei da Ficha Limpa vale ou não para a eleição de 2010.Nesse dia, será julgado no plenário do tribunal um recurso impetrado por Joaquim Roriz. Ao deliberar sobre esse caso, o Supremo desenhará a raia por onde vão correr todos os processos que envolvem políticos de “ficha suja”. Postulante ao governo do DF, ele foi considerado inelegível, por haver renunciado ao mandato de senador, em 2007, fugindo de um processo de cassação. No recurso ao STF, os advogados de Roriz questionam vários pontos da Lei da Ficha Limpa. 1. Princípio da anualidade: inscrito na Constituição, prevê que uma nova lei que modifique as regras eleitorais só pode vigir no ano seguinte ao de sua aprovação. Para os defensores de Roriz, a Lei da Ficha Limpa, sancionada em 2010, não pode valer para a eleição em curso. 2. Princípio da irretroatibilidade: prevê que nenhuma nova lei pode retroagir no tempo senão para beneficiar o acusado. Os advogados de Roriz alegam que seu cliente não poderia ser punido agora por uma renúncia ocorrida em 2007, quando não havia a exigência de ficha limpa. 3. Presunção da Inocência: é outro princípio constitucional. Determina que ninguém pode ser considerado culpado antes de ser julgado em última instância. Reza a Lei da Ficha Limpa que são inelegíveis os políticos condenados por tribunais de segunda instância. Antes, portanto, do trânsito em julgado do processo. Impossível prever qual será a decisão do STF.


O carão do presidente

Diferente do que apareceu no rádio e na tv, a conversa de Lula com Eunício, Pimentel e Cid não teria sido assim tão levinha, não. Lula teria dado carão nos dois por estarem jogando pedra um no outro quando era pra jogar... na Geni, o Bonitão, inimigo. E disse pra Cid entrar no jogo e pedir voto pros dois. Depois que eles voltaram, eu estive com o presidente Lula, num encontro no lançamento do livro No Planalto, com a Imprensa.

• Tasso no CIC.
O Bonitão fala hoje para empresários, às 7 da noite, no CIC. Abre a segunda etapa do Ciclo de Debates promovido pelo centro sobre as Eleições 2010.

• Tiririca ataca.
O PR do Ceará botou o Tiririca pedindo votos pros seus candidatos. Tudo bem. O diabo é que Tiririca pede o voto e complementa... Ô candidato lindo!

• Audiência.
Paulo Oliveira, o gente boa todo poderoso do rádio, está levando a Verdinha 810 AM a singelos 90% dos pontos percentuais possíveis no Estado. Vai de 5 às 9 da manhã, todo dia.

• Corrida.
Começou a corrida por cargos no provável Dilma. Os PSB estão anunciando Pedro Brito, o nosso, presidente do Banco do Nordeste. Ê, ê, Ererê!

• Hilário.
Cês precisam escutar os programas de rádio e TV no horário político. Tem cada figuraça! E alguns mudinhos pra quem alguém pede o voto.

• No Cumbuco.
Cheio de convidados Vips, o resort Vila Galé do Cumbuco será inaugurado no final de outubro. Entre brasileiros e portugueses, diplomatas e políticos de alto coturno.

• O bicho é feio.
Hoje, o País acompanha 275 candidatos em campanha ao Senado, 6.040 disputando a Câmara Federal e mais 14.383 batalhando por uma cadeira nas assembléias legislativas.

• Dividindo o bolo.
Por estimativa, os políticos deverão torrar R$ 20 bilhões para tentar chegar ao paraíso. A contribuição cearense, não sai dos candidatos ao governo, mas a senadores e deputados.

• Medalheiros.
A Academia Cearense da Língua Portuguesa entregou ontem a Medalha do Mérito Hélio Melo ao Prof. Tales de Sá Cavalcante. No Teatro Nadir Saboya, anexo ao Farias Brito - Aldeota.

macariob@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário