Coluna do blog


Fazendo as contas
Aí, seu colunista foi aos alfarrábios. A eleição pras duas vagas do Senado, em 2002, Tasso e Patrícia foi disputada cabeça-cabeça. O senador Tasso teve 24,81% dos votos. A senadora Patrícia teve 24,15% da preferência popular. Mário Mamede entrou em terceiro com 11,76%, Eudoro Santana com 10,01% e outros menos votados e tal. Do total de eleitores, 15,5% anularam seus votos e 6,22% votaram em branco. Em Fortaleza, o candidato Mário Mamede, sem uma ponta no bolso, derrotou Tasso Jereissati tendo 21,68% dos votos contra 19,33% dados ao Bonitão. Foi algo do tipo 469 mil contra 418 mil na Capital, pró Mário Mamede. Pois muito bem. Isso vem a propósito das conversas que saem pelos corredores da vida, dando conta de números que serão aproximados da realidade quando chegar bem mais perto do dia 3 de outubro. Há, inclusive, quem ajuíze que o dr.Tasso é quem vai lutar pela segunda vaga, contra um dos outros dois principais concorrentes. Olhe a pesquisa divulgada ontem e cê vai ver que... Como política é igual pescaria de beira de rio, onde cada um conta mais lorota que o outro, ponho meu anzol nágua e fico dando banho na minhoca até...

Jarilene, a leva e traz
O negócio é o seguinte. Aecinho Neves foi a São Paulo. Nem piscou no rumo do QG da campanha do Zé Serra. Almoçou na companhia do Tom Cavalcante. Tom é carne e unha com Lulalá. O canelau tem certeza de que Tom faz o meio de campo entre os dois. Aqui no Ceará o Tom era meia-armador, quase profissional.

• almoço -
Ontem, havia almoço marcado do presidente Lula com o governador Cid Gomes e o deputado Eunicio, aqui em Brasilia, no Planalto. Era a trama pra pá de cal.

• dor de cabeça - Diz que tem uma gráfica de Fortaleza com um espeto de R$ 400 mil contos. Os empresários estariam preocupadíssimos com o que receberam até aqui; de 400, pouco mais de 30.

• bandeiraço -
O pessoal da coluna passou ontem de manhã na frente do comitê central de Lúcio Alcântara. Não pôde ver as paredes. Nas ruas um bandeiraço de Cid Gomes que escondia a poeira da varrição.

• coração dividido -
Itarema, cidade vizinha a Acaraú, onde fica a Praia de Almofala está dividida na hora de escolher um deputado estadual. Diz que lá ou é Duquinha ou Rogério Aguiar.

• aqui, não, violão -
Um cavalheiro falava para visitantes sobre o Castanhão, no Castanhão: - Esta obra, o presidente Lula realizou... Não terminou a frase. – Alto lá, gritou alguém no fim da fila.

Conversa fiada
“O seu caderninho aí está totalmente enganado. Esta obra foi autorizada pelo deputado Paes de Andrade, no exercício da Presidência da República e etc e tal”. O homem fechou o bico.

• QUEM GRITOU -
O autor do alto-lá foi o engenheiro Roberto Ney Melo Machado, o Roberto Machado ex-presidente do Ideal Clube. Aquele que fez do cinquentenário do clube algo que o Brasil nunca viu.

• falar em obra -
No Icaraí as obras de contenção do mar estão de vento em popa. Coisa de dois quilômetros de quebra-mar ao custo de R$7 milhões de reais. Visa não perder mais praia para o mar.

• Contas abertas -
Segundo o site Contas Abertas, o deputado Padre Zé Linhares empenhou 98% de suas emendas para o Ceará inteiro. Só um empenhou mais que ele este ano: Ciro Gomes, 100%.

• por uma péinha -
Está por uma péinha de nada o registro definitivo da candidatura de Marcelo Teixeira a deputado federal. Já passou no TSE e agora vai pro pleno.

• engraçado -
Até agora ninguém disse uma palavra sobre o registro da candidatura do Zégerardo Arruda. O trem tá parado no Supremo e não anda. E não se sabe porque. Zégerardo até já fez do filho candidato.

• falar nisso... -
Tem bem uma meia dúzia de dez ou doze políticos que botaram os filhos, ou parentes próximos, na boca do leão. Gente que por algum motivo não se fez candidato, ou pra guardar lugar, botou um preposto.

• e tem gente boa -
Pegando assim, na ponta do laço ce encontra jovens capazes de ir pra Câmara Federal ou Assembleia do Estado. Em compensação tem cada coisa...

macariob@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário