Coluna do blog


A juízo dos políticos
Fátima Catunda - Sec.Trabalho e Ação Social

A experiência vivida por novos candidatos e velhas raposas da política, espera-se, deverá ensiná-los novos caminhos para as eleições futuras. Não as de 2012, mas as de 2014. Da forma que está não pode continuar, ouve-se num uníssono, numa choradeira pelos motivos que eles mesmos criaram: gastar dinheiro com eleitor, cabo eleitoral e outros “donos” de votos, ou currais eleitorais.
Conversar com político atrás de informações, conquistas, adesões, é ouvir o tilintar de moedinhas sendo catadas num fundo dos cofrinhos. Isso tem que mudar, reclamam. É impossível fazer eleição assim. Esta é minha última campanha...Se não mudarem as regras. São fatos verídicos. Se tem quem venda, tem quem compre. Ou o contrário: se tem quem compre, tem quem venda. E nesse caminhar entre poços que estão deixando os fundos esturricados, há o que fazer nos próximos quatro anos. O Congresso é o único responsável por sua própria sobrevivência, ou a Justiça Eleitoral dará mais um largo passo pra ditar regras que passarão por cima de leis e da própria Constituição. Chega de ouvir na roça o caboclo dizer: felizmente é ano de eleição. Isso é um bom inverno.

Nova turma
A secretária Fátima Catunda está adiando para depois de 3 de outubro, a formatura de nova turma de 6500 participantes do programa Juventude Cidadã. Catunda receia que uma simples formatura possa gerar especulação de campanha política. “Já que não pode quase nada, melhor esperar por outubro, comentou a Dra. Fátima”.

• Haja ciumeira.
Lula foi escolhido pela Câmara de Comércio Luso-Brasileira, para receber o Prêmio Personalidade do Ano. O último agraciado foi Henrique Meirelles.

• Volta pro ringue.
Maurinho Benevides está de volta aos palcos da campanha. Encara a correria com momentos de muita concentração e total relaxamento pra curar a pneumonia que o atacou.

• Bico aberto.
Tem candidato rico recolhendo o trem de pouso, e arremetendo nas andanças. Não está aguentando tanto pedido de dindim. Tem candidato muito rico que está abrindo o bico.

• Sigilo quebrado. ...enquanto os mortais eleitores caem na “malha fina”, certos candidatos caem na “peneira grossa”. Claudio Humberto, jornalista.


• Acabou.
A Delta Air Lines correu do Ceará. Sexta-feira fez seu ultimo voo entre Fortaleza
e Atlanta. Criou expectativas e deu prejuízos sérios a alguns usuários. Aí foi embora.

• Administradora do ano.
Renata Queiroz Jereissati foi homenageada na Assembleia, pelo Dia do Administrador. É a profissão da senhora Jereissati que não se furtou a entrevistas e muitos apertos de mão.

• Carestia.
Subiu o preço do pão, porque na Rússia houve queda de safra. Vai subir o preço da carne, porque na Rússia a coisa tá russa (infame!). Tudo sobe, menos o ibope da Ana Maria Braga.

• Emancipação.
O grupo da Assembleia do Estado do Ceará que cuida da emancipação de novos distritos anda pelo interior explicando ao povo porque o processo não poderá ser realizado com as eleições.

• Sem dindim.
Para o público interessado, a Comissão de Emancipação está mostrando as dificuldades de o TRE fazer a consulta agora, porque não havia verba programada para isso.

• Saída de mestre.
Domingos Filho, presidente da Assembleia, achou uma solução: “Bem, diante do fato vamos aproveitar a data para segundo turno (tenha ou não), e realizar os pleitos nos 30 municípios. Então seria aproveitada a grana já alocada para o TRE fazer o segundo turno”. Ou a Assembléia banca.

• Preocupações.
Autoridades andam preocupadas com indícios de grilagem, em terras da região da Prainha, do Canto Verde. Há um alerta no ar, que vai do Ministério Público ao Serviço de Patrimônio da União.

macariob@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário