Coluna do blog



Abram minhas oiças
Olhe, não vi ainda, nem no rádio nem na televisão, uma única proposta de qualquer candidato a cargo proporcional, nem dos majoritários ao Senado, sobre uma política cultural que alguém tenha na cabeça. Saúde, educação, saneamento, preservação do verde, emprego e renda. Pronto. Arrumaram o Ceará. Dos candidatos ao Governo do Estado ouvi muito pouco. Quase nada. Quer ver: Cid Gomes disse algo do tipo...Estou apostando no modelo vigente. Naquilo que está sendo feito. Lúcio Alcântara não acrescenta nada além da criação de “dragõezinhos” e investimento em formação. Algo mais ou menos no ar. Marcos Cals é mais concreto; ele voltaria a TV Ceará, por exemplo, para a Secretaria de Cultura, de onde saiu para debaixo das asas da Casa Civil, um lugar onde se sabe, não há assim tanta gente com cultura...Cê sabe. Pois bem, e vamos indo pela aí. A Secretaria de Cultura tem um orçamento ínfimo, incapaz de promover grandes saltos, mas a cultura tem uma coisa maior que orçamentos: inteligências. Essas, quem sabe, um dia farão a verdadeira revolução por essa linha.

A frase: “Quem conta um conto...aumenta o tamanho da mentira”. Atualizando os adágios.

Temos salada
13 a 16 – Frutal.
Este é o principal evento a realizar-se no Ceará, neste setembro, além do espetáculo dantesco da compra e venda de votos urbi et orbi. De 27 a 29 - Congresso Brasileiro de Fisioterapia.

• Estranha edição.
Dilma pede:...vote em Eunício, senador. Então chega o locutor e fala: os senadores do Lula. Se alguém medir os 30” da inserção de TV, vai notar que faltaram alguns frames. (Às 15:12h do dia 4 de setembro.)

• Trocando em miúdos.
Frame é quadro ou imagem congelada. Em DVD, utiliza-se 24 ou 30 frames por segundo e também interfere na qualidade de imagem.

• Das antigas.
A duração de cada frame é obtida através da divisão de um segundo pela quantidade de frames. A TV aberta, ou seja , analógica, utiliza 24 quadros por segundo. A digital utiliza 30.

• Explicando.
Pra quem não sabe, um segundo, em televisão, vira espaço físico quando dividido em 24 ou 30 frames. O comercial da coligação a que me refiro acima não vai exibir os 30 segundos na íntegra.

• Tem gato.
Ou Dilma Roussef está pedindo voto só pra Eunício ou fizeram uma edição Mandrake no Ceará, tirando Pimentel do áudio, mas deixando um erro de gramática e uma imagem esmaecida.

• Outras razões.
A fala de Dilma somente pró-Eunício poderá ser efeito do pedido do líder do PMDB, Henrique Alves, que foi à campanha por mais apoio “para quem poderá ser presidente nacional do partido”.

• O troco apaga.
A imagem de Eunício Oliveira (PMDB) já não está mais no alto da página de abertura do site oficial da campanha de José Pimentel (PT), seu companheiro de chapa na disputa pelo Senado.

• Prova da separação.
Dilma Roussef está, também no rádio e na TV, e de última hora, pedindo votos para o Zé Pimentel. No final, como na edição anterior, vem o erro de gramática quando o locutor chama “os senadores do Lula”.

• Nada contra.
Não tenho nada a ver com a briga do PT com o PMDB por uma ou pelas duas vagas no Senado, mas... sempre achei que bala trocada não dói. Nem chifre.

• Vamos escapando.
Por falar em cultura, estamos meio a salvo com o novo blog na praça sobre o assunto. Vem em socorro da cultura nosso Marcus Peixoto, jornalista que sabe ler e escrever.

macariob@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário