Coluna do blog

O cachorro e o rabo
O Receitagate do Serra não colou. A tucanagem bem que tentou grudar em Dilma uma armação, da qual todo mundo duvida. O histórico de PT com dossiê tem a mesma dimensão e falta de compostura daquele exercitado pelo PSDB, PT e PSDB são farinhas do mesmo baú, cachaças da mesma ancoreta, no quesito sacanagem por debaixo dos panos; no engenho ficha suja de denegrir a imagem alheia através de escândalos, verdadeiros ou forjados. Daí que esse negócio de vazamento de dados que indicam quebra de sigilo fiscal de um mundaréu de gente não buliu com nada, a não ser trazer à tona o histórico de cada uma das agremiações mais bem avaliadas na corrida presidencial com seus respectivos candidatos. Na verdade, PT e PSDB também se equivalem em mensalões o que prova que não podemos confiar naquilo de que um acusa o outro e o outro acusa o um. O próprio PSDB, e isso é desconfiança generalizada, poderá ter criado esses factóides no ano passado, preparando o campo pra hoje. Olhe, o episódio do Receitagate, onde tentam botar no meio o vetusto Banco do Brasil, lembra uma frase antiga, muito usada no meio das finanças americanas: “Uma hora o cachorro abana o rabo, outra hora o rabo abana o cachorro”.

Dê-me um sigilo
Gostaria que alguém aí, de plantão no Receitagate, mandasse pra coluna um sigilo. Unzinho só, dos sigilos quebrados preu ver se vale a pena tanta frescura. Cadê o tal sigilo?

• Mercado de sigilo.
Empresários brasileiros, de todos os ramos, já receberam ofertas de estranhos de acesso ao próprio sigilo fiscal. Um deles foi o banqueiro André Esteves, no Rio.

• Balaio cheio.
Os patrocinadores da campanha do Tiririca a deputado federal esperam que ele tenha por baixo 300 mil votos em São Paulo. O PR sonha na sobra pra levar mais gente pra Brasília.

• Nanin nanão.
Patrus Ananias foi a Brasília pedir a Lula pra aparecer em BH e ajudar Hélio Costa na corrida contra Anastasia. Ananias, que é vice na chapa de Hélio voltou com...um vídeo de 30”. E só.

• Zezinho do Iguatu.
Levado por Aníbal Gomes para Iguatu, com o apoio de Ciro Gomes,Zezinho Albuquerque é um fenômeno de ligeireza em se adaptar a um novo eleitor. Só dá ele pra deputado estadual.

• Aliás...
Da fala de Agenor Neto, sendo sincero em palanque ao anunciar votos pra Tasso e Eunício, nasceu o apartaid Eunício-Pimentel. Cada qual na sua e Cid por todos. Ei, ei!
• Postes coloridos.
Zé Airton, o nosso, está com projeto na Câmara dos Deputados exigindo que o lugar onde ficam os radares no trânsito, sejam sinalizados, e bem sinalizados dia e noite.

• Indústria da multa.
Para Zé Airton, quando o Detran escamoteia o radar, não quer instruir, mas tão somente punir com multa, a grande indústria do trânsito nas cidades e nas estradas. Zé Airton tá pê da vida.

• Correu de ciúmes.
Efe Agá Ce deu entrevista pra IstoÉ reclamando dos marqueteiros de Serra que não usam seu legado, pois segundo o ex-presidente foi ele quem mudou o Brasil. Aí foi pra Alemanha.

• Um poço.
Além do poço de vaidades, Efe Agá Cê deixou claro que seu coração é “...um poço até aqui de mágoas...”, como diria nosso eterno Chico, o Buarque.

• Cuidados.
Há muita gente preocupada com o estado de paralisação que se armam motoristas e trocadores de ônibus em Fortaleza, nas beiradas da eleição. Ninguém duvide de nada, inclusive de nada.

macariob@uol.com.br

Um comentário:

  1. Macário,

    Um compadre meu ouviu falar nessa história de "sigilo fiscal" e perguntou se ele é alguma coisa de um fiscal que tinha na feira de sua(dele) cidade e que se chamava Cirilo: ele prendia tudo que era de bode, carneiro, peru, que estivesse sem documento fiscal. A não ser que caísse um din din pra ele.
    Pois bem. Foi difícil explicar a situação. Quando eu disse que sigilo quer dizer segredo, ele deu uma gargalhada e sentenciou: "num acredito em segredo escrito em papel e que pode ser visto por várias pessoas". Tá certo.
    Aí ele fez outra pergunta: " Pra que que eles querem saber dos roubo de quem não é candidato?"

    ResponderExcluir