Coluna do blog


Estamos salvos, meu irmão
Parece conversa de bar, mas é a conclusão de uma pesquisa científica: abstêmios vivem menos do que quem abusa de álcool. Alcoólatras têm falhas de memória, mas não admitem.

Por duas décadas, os pesquisadores,da Universidade de Austin, no Texas (EUA), monitoraram 1.824 pessoas entre 55 e 65 anos. Os participantes foram divididos em três grupos: abstêmios, consumidores moderados de álcool e outros que bebiam em excesso. No fim do período analisado, notaram que 69% dos abstêmios tinham morrido, contra 60% dos que exageravam no álcool e 41% dos que consumiam moderadamente de uma a três doses ao dia. Para o psiquiatra André Malbergier, os resultados não são surpreendentes, porque a ciência já sabe dos benefícios cardiovasculares do consumo moderado de álcool. Ele se preocupa com a interpretação errada que se pode dar a esse tipo de dado.

“Não se pode anunciar isso a uma população que mantém um padrão estável de consumo de álcool. Isso estimularia muitos com vulnerabilidade ao alcoolismo a se tornarem dependentes”. Para Malbergier, os mais vulneráveis a desenvolver alcoolismo severo são os jovens, uma vez que os adultos mais velhos - como os que foram analisados no estudo - já passaram por um longo período sem desenvolver a dependência e continuam a manter um consumo estável da bebida. E outra coisa, mantém a memória viva.

Independência ou morte!


Cena cearense

De dois em dois dias o pescador Walmir volta do mar e o barbeiro Manuel Batista, na Beira Mar, faz sua barba. Barbearia a céu aberto ainda é uma cena comum no principal cartão postal de Fortaleza. Acho fofo.

• Descartes do bem.
Computador de governo tem que ser atualizado mais cedo. Ubiratan Aguiar, ministro presidente do TCU manda de presente 330 substituídos para instituições cearenses.

• Bom filho. Serão cem pra UFC, cem pra UVA, cem pra UECE e 30 para a Casa Mãe, instituição que cuida de crianças pobres em Várzea Alegre, de onde Ubiratan acabou de virar Cidadão Honorário.

• Aniversário.
Hoje, pra comemorar seus 69 anos, Ubiratan ganha dos amigos missa a ser celebrada na Igreja das Missionárias, na avenida Rui Barbosa.


• Aqui não, violão. “A atividade disciplinar será absolutamente secundária, muito embora diga aos senhores que, para mim, corrupção no Poder Judiciário é tolerância zero!” Ministra Eliana Calmon, na posse no CNJ.

• Contas da Setur do Ceará.
O impacto na economia no Estado é de R$ 55,4 milhões de receita direta, o que deve resultar em R$ 96,9 milhões de renda gerada na cadeia produtiva do turismo. Projeção de Bismarck Maia pro feriadão.

• Um PF, por favor.
De Lula, em Foz do Iguaçu, por volta das 16h, com uma agenda intensa de eventos, sem almoçar: “Foi num dia como esse que inventei o Fome Zero, depois de ficar tanto tempo sem comer”.

• Eimael na TV.
Na TV Assembleia, o candidato Eimael, à Presidência da República, angariou admiradores com a entrevista concedida. O apresentador, conhecido por polêmico, babou na gravata.

• Lei da Língua Livre. Quando liberaram a piada com os políticos, os ministros do STF também reconheceram que jornalistas de mídia eletrônica também são livres para opinar sobre política e critica a candidatos.

• Regime de engorda. Nos últimos dias, o povo do PT, que adora uma reunião, fez mais uma, ontem, num café da manhã. Antes, foram jantar com Eunício e Pimentel, depois, um outro café da manhã.

• Slogan. Ao lado de Saúde, Trabalho e Fé, a campanha do Padre Zé à reeleição acoplou um sonoro “É Padre Zé no peito e 1111 na urna”. Sobral é prenhe em frases eleitorais de efeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário