Coluna do blog


Sua Excelência...o Abestado
Qualé o mal que Tiririca, candidato a ou deputado federal eleito, faria à democracia brasileira? É uma pergunta de simples resposta. O povo tem a cara do Tiririca ou o Tiririca é cara do povo. Nordestino, cearense de Itapipoca, pobre, palhaço de circo, dos mais mambembes que já vi, Tiririca fala coisas que ninguém tem coragem de falar e pede voto como nenhum candidato metido a sério ousaria. Tiririca desmonta a sisudez da campanha com suas graças e apelo fácil, e pior, mostra que São Paulo não é assim tão conservadora como pretende ser. Tiririca quebra o jejum de coisas alegres no rádio, na tv e no meio das ruas e se propõe a ser, sem saber, um fenômeno de votos na garoa, como foi Clodovil em 2006 e, mais pratrasmente, o Cacareco. Com uma diferença pros dois: um falava pelos cotovelos, outro não dizia nada; Tiririca conta a história de nossas vidas migrantes pra Big Paulicéia Desvairada, debochado sim, mas verdadeiro. Se não faria bem à democracia sua eleição, que mal poderia causar? Imagina este diálogo em plenário:
-Tiririca: ...Excelência...abestado...me conceda um aparte!
-O deputado diz: - Ouço aparte do deputado Tiririca...
-E ele: - Ô menino lindo! Tua mãe te vende, vende?

“Diz-me com quem andas...e eu te direi que tênis usar”. Reformulando os adágios.

Mercado vivo (Nota da foto)
Como dito aqui, e cumprido o pensamento popular de mostrar o pau depois da cobra morta, tai a imagem do mais novo mercado da cidade, invadido na Praça da Igreja de Nossa Senhora da Saúde, no Mucuripe. Ninguém terá coragem de tirar esse monstrengo daí porque o canelau tem medo de perder voto. Mais tarde é tarde...


• Jogo jogado.
A campanha de Cid Gomes não deixou por menos: botou em campo o time titular puxado por Lula e Dilma, os dois pedindo pro povão votar nele. Dilma diz que Cid tem prestígio com Lula.

• A verdade.
Numa musiquinha de campanha, na de Marcos Cals, tem lá... “Você sabe que é verdade quando ela aperta a sua mão”. Tá chamando alguém de...cê sabe.

• Ora, ora...
“Detesto massas e músculos se não tiver nada na cabeça. Prefiro o mirradinho, magrelinho e inteligente”, de Letícia Spiller, atriz e grávida, dando sua receita de homem ideal na Vip. E uma barriguinha, não conta, pergunto-lhe eu.

• Guerra é guerra.
Tem carro de som no Juazeiro onde a fala de Lula aparece editada assim...”Meus candidatos a Senador são...Eunício Oliveira”. E brá. O plural, com o Pimentel, oh, dançou.

• Fora do ar.
Caíram duas torres ontem no Ceará. Uma, da Oi, deixou todo mundo calado. Outra, em Juazeiro, tirou do vídeo da TV Verdes Vales o apresentador João Ilário. A TV é de Manuel Salviano e Ilário é eleitor de Raimundão.

• Palavra oficial.
Até onde vazou, João Ilário, ex-prefeito de Barbalha, radialista e apresentador discretíssimo, teve férias dadas pelo comando da TV.

• Despedidas.
O tempo passa rápido. Outro dia mesmo estava em Brasília pra posse de Cesar Asfor na presidente do STJ. Hoje, ele passa o bastão para um novo presidente.

• Pegando pesado.
O candidato ao governo pelo PSDB/DEM, Marcos Cals, resolveu mudar o tom do discurso e bateu duro na política de empregos do governo Cid Gomes (PSB).

• Falou dos papéis.
Cals criticou a divulgação de projetos como siderúrgica e refinaria, bem como a perda do estaleiro Promar para Pernambuco.

• Mal-estar.
Tasso foi com Marcos Cals a Várzea Alegre. Queria visitar Pe. Mota, velho amigo. O ex-prefeito que o apoia disse que era amigo do padre e, na companhia de uns cinco, foram à casa paroquial.

• Constrangimento.
Padre Mota recebeu Tasso Jereissati muito bem ao ponto de insistir no carinho e admiração que tem por ele e essas coisas de quem faz preâmbulo na homilia.

• Pé de ouvido.
Baixinho, porém, Padre Mota disse no ouvido do Galego: A sua companhia não é boa. Não gosto desse senhor na minha casa. O ex-prefeito é persona non grata ao vigário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário