Cearenses buscam negócios em Portugal


Comitiva visitará importantes empreendimentos da cidade de Moura

A fim de promover o intercâmbio cultural e econômico entre o Ceará e Portugal, o Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (IHAB), em parceria com a Câmara Municipal de Moura (Portugal), organizou a primeira Comitiva Cearense de Empreendedorismo, Negócios Sustentáveis e Geminação, que embarcará para a Europa no próximo dia seis de setembro, visitando as cidades de Lisboa, Moura e Aveiro. A comitiva, composta por cerca de 20 pessoas, terá representantes do IHAB, Sebrae, Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Câmara Brasil-Portugal, Secretaria de Infraestrutura do Estado, Secretaria de Turismo do Ceará e Secretaria do Turismo de Fortaleza, dentre outras instituições.

Na oportunidade, a comitiva participará da tradicional Feira de Setembro, realizada anualmente em Moura, onde são expostos os principais produtos locais. O evento será realizado entre os dias 9 e 12 deste mês. Os integrantes da comitiva também se reunirão com entidades e lideranças locais para discutir formas de cooperação e captar negócios para o Ceará, além de visitarem importantes empreendimentos da região, como a Barragem de Alqueva, considerada o maior lago artificial da Europa, e a Estação Solar Fotovoltaica de Amareleja.

“A missão proporcionará a troca de experiências entre Brasil e Portugal nos setores de indústria, comércio, serviços, cultura e turismo; abrirá negociações para investimentos econômicos e sociais sustentáveis no interior cearense; e aprimorará para realização das iniciativas junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)”, afirma o presidente do IHAB, Clodionor Araújo, acrescentando que a comitiva pretende, ainda, estimular o avanço de vários setores do agronegócio e trazer para o Ceará experiências bem sucedidas em Portugal. A ideia é estimular no Estado a produção de leite de gado e de cabra em pasto, de queijos especiais nas regiões de Tauá e do Vale do Jaguaribe, azeite de oliva e espumantes, bem como captar para indústrias de equipamentos solares.

GEMINAÇÃO
Na viagem, os municípios de Tauá (Ceará) e Moura (Portugal) irão iniciar negociações com vistas ao projeto de geminação, parceria que objetiva criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente a nível econômico e cultural, e estabelecer laços de cooperação entre as duas cidades. Geralmente, as cidades geminadas têm características semelhantes. Tauá e Moura, por exemplo, possuem em comum o clima quente, o tipo de solo e as atividades do agronegócio como produção de mel, queijo, criação de caprinos e projetos em infraestrutura.

ENERGIA SOLAR
Conforme Clodionor Araújo, a visita à Estação Solar Fotovoltaica de Amareleja, que possui capacidade instalada de 46,41 megawatts, será muito importante para os representantes de Tauá que compõem a comitiva, uma vez que o município ganhará em breve uma usina solar.

“A unidade em Tauá será a maior do Hemisfério Sul e a primeira da América do Sul e terá capacidade, no primeiro momento, de gerar 1 megawatts de energia, potência que chegará a 5 megawatts, já autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)”, explica o presidente do IHAB. O projeto-piloto receberá um investimento de R$ 12 milhões, com apoio do Governo do Estado, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Prefeitura de Tauá. A unidade será concluída até o final de 2010.

Moura elétrica

A cidade de Moura no Alcaide de Alméria no Sul de Portugal está localizada a 150 quilômetros ao sul de Lisboa, situada numa das regiões mais pobres tanto de Portugal como da União Europeia. A região foi sempre caracterizada pelo cinturão de pobreza- sub-desenvolvimento e baixa renda predominante nesta areá da Europa .

Bem, este é o quadro que o prefeito de Moura, José Maria Prazeres Pós-de-Mina, decidiu não aceitar ou “ficar esperando enquanto a sua vaquinha tiver o couro e ouso e puder com o chocalho pendurando no pescoço” como diz a música popular nordestina. Partiu para a luta com a única matéria prima que a municipalidade de Moura tem de sobra para dar e rolar: radiação solar.

O projeto da Central de Ameraleja consiste em usar a tecnologia fotovoltaica com materiais semicondutores que transformam a radiação solar em eletro-energia. Neste ano, terá capacidade instalada de 63 mega watts (MW).

Nenhum comentário:

Postar um comentário