Caristia: pão pode ter reajuste



COnfirmado o que este blog disse faz mais de 10 dias
O pão e outros produtos derivados do trigo poderão sofrer novo reajuste de preço até dezembro. A previsão é do diretor da Abitrigo (Associação Brasileira da Indústria do Trigo), Eugênio Pontes, que compõe a comissão organizadora do I Congresso Internacional de Massas, que vai ocorrer no Rio de Janeiro, no mês de outubro.

Segundo ele, o evento é importante por ser a primeira vez que vem para o Brasil e porque vai discutir tudo sobre trigo, especialmente a subida de preço e dificuldades na aquisição do produto.

“O trigo continua subindo de preço, porque o produto agora está nas mãos dos especuladores que entraram nesse comércio, sabendo das dificuldades de abastecimento”, alertou. Informou também que apenas os fundos de investimentos compraram nos Estados Unidos cerca de 12 milhões de toneladas do produto, para estocar, visando obter preços mais elevados.

“Quando isso acontece, normalmente, é certo que vai haver aumento de preço do trigo, porque está nas mãos dos especuladores, que vão soltando o produto, aos poucos, com o preço fora de mercado”, lamentou, adiantando que a tonelada de trigo em grão, hoje, está custando cerca de US$ 320, representando quase o dobro, pegando ainda o acréscimo do frete pago pelo transporte.

IMPORTADO
De acordo com o representante da Abitrigo, o trigo importado, no momento, é proveniente dos Estados Unidos e Canadá e, devido à distância entre os dois países, o preço fica mais caro. “Somente quando entrar trigo novo, no início de 2011, é que se pode pensar na queda do preço, justificou, lembrando que a Argentina está oferecendo 13 milhões de toneladas de trigo, mas para entrega depois de dezembro.

PRODUÇÃO ARGENTINA
Eugênio Pontes reconhece que a Argentina está oferecendo uma grande quantidade do produto, porque produz entre quatro e cinco milhões de toneladas, além do que vinha fazendo nos anos anteriores. O Brasil consome, por ano, cerca de dez milhões de toneladas e produz apenas a metade, tendo que importar o resto, submetendo-se a algumas dificuldades, incluindo o preço alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário