Candidatos receberão propostas da FIEC


A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) vai realizar, ao longo deste mês de setembro, encontros com os três candidatos melhor colocados nas pesquisas eleitorais na disputa pelo Governo do Estado com o intuito de conhecer melhor as propostas dos principais postulantes para o setor. Segundo o presidente da entidade, Roberto Macedo, a ideia é, sobretudo, apresentar as sugestões e demandas da indústria cearense aos candidatos e fazê-los assumir os compromissos dos industriários.
A série de encontros terá início com o governador Cid Gomes (PSB), candidato à reeleição, na próxima segunda-feira, 6, às 19 horas, no auditório da Fiec, atendendo ao convite do Centro Industrial Cearense (CIC). Macedo divulgou que no dia 15 de setembro será o ex-governador Lúcio Alcântara (PR) e, no dia 20, será a vez de Marcos Cals (PSDB).

Para Macedo, o evento é o momento de trocar projetos, além de formar uma visão aprofundada das propostas de cada candidato. Na ocasião, o setor pretende, seguindo o modelo adotado pelos investidores luso-cearenses e a Federação do Comércio do Estado (Fecomércio), entregar uma plataforma sugestões da indústria cearense para cada concorrente.

“Nós gostaríamos que fossem considerados pelos candidatos os tópicos apontados pela classe industrial, principalmente os que concernem ao crescimento da indústria cearense no período de 2011 a 2014 e à geração de mais empregos”, observou Macedo.

POSSE
Roberto Macedo viajou a Brasília, onde foi participar da reunião da Confederação Nacional da Indústria. Na ocasião, ele apresentará o resultado das eleições da Fiec, realizada no último dia 19, que resultou em sua reeleição. Macedo informou que a posse da nova diretoria deve acontecer no dia 20 de setembro, no entanto, a festa será logo apenas após as eleições de outubro próximo.

NÚMEROS
Dados do Guia Industrial 2010 indicam que o setor industrial cearense, que em dezembro de 2008 contava com 8.822 estabelecimentos e 215.542 postos de trabalho, tem evoluído ao longo do tempo, qualitativa e quantitativamente, sendo decisivo para a mudança econômica do estado. Atualmente, o parque industrial cearense tem predominância de dois setores: Têxtil, Vestuário e Artefatos de Tecidos (2.984 empresas) e Produtos Alimentícios, Bebidas e Álcool Etílico (1.935 empresas). Esses respondem por 55,76% do número de estabelecimentos e por 48,01% dos empregos.

Dados consolidados de 2009 revelam que a indústria foi responsável por 64,9% das exportações totais do estado, com US$ 700.5 milhões. Nos período 2003/2008 ressalta-se que o valor dos produtos industrializados exportados apresentou crescimento sucessivo, enquanto que em 2009 houve forte retração econômica por conta da crise mundial.

Ainda em consideração a esse período de cinco anos, verifica-se que a participação do setor industrial no Produto interno Bruto (PIB) cearense aumentou continuamente: em 2003, o PIB industrial representava 21,8% do PIB total; em 2008, este percentual atingiu 23,6%. Em termos de Brasil, no período 2003-2009 o PIB brasileiro cresceu 27,6%, enquanto a economia cearense evoluiu próximo a 35,25%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário