Boletim da Camara Municipal de Fortaleza.

PLÁCIDO FILHO DENUNCIA DESCUMPRIMENTO
DE EDITAL DE CONCURSO


O vereador Plácido Filho (PDT), líder da oposição, denunciou hoje, 1º, o descumprimento de edital de concurso de admissão de profissionais da saúde para o Instituto Dr. José Frota (IJF). Segundo ele, o salário-base que é hoje pago aos técnicos de enfermagem e de radiologia é menor do que o que estava previsto no edital.
De acordo com ele, após uma série de movimentações, uma parte dos concursados conseguiu elevar o salário-base – no entanto, conforme o vereador, ainda abaixo do que constava no edital.
Plácido também criticou recente decisão da Secretaria da Administração e do Planejamento (Sepla), que retirou 19 servidores do IJF de reenquadramento dos PCCS realizado em 2009, cujo objetivo era corrigir distorções na aplicação do planos. O motivo alegado no documento enviado ao instituto é de que os servidores, todos técnicos em radiologia, foram admitidos depois da implantação do PCCS do ambiente de saúde do IJF.
O líder da oposição relatou ainda que servidores municipais estão tendo problemas quando precisam abonar faltas por motivo de doença. Segundo ele, os atestados médicos apresentados precisam ser aceitos pela chefia de enfermagem para que haja a justificativa da falta.
EN01/09/2010
RONIVALDO PEDE COMPROVAÇÃO
DE DENÚNCIA DA OPOSIÇÃO

Líder da bancada da prefeita Luizianne Lins na Câmara Municipal, o vereador Ronivaldo Maia (PT) desafiou, hoje, na sessão da Casa, para o vereador Plácido Filho (PDT) – líder da oposição – a dizer quem eram os funcionários da Prefeitura de Fortaleza que não aceitavam atestados médicos dos servidores do Instituto Dr. José Frota (IJF).
O vereador Ronivaldo Maia esclareceu ser necessária a comprovação da denúncia, especificando quem, quando e como foi, para que a administração possa determinar uma sindicância e revelar à opinião pública se há abuso dos diretores na questão dos atestados. Ele disse que Plácido, como líder da oposição, faz apenas especulação.
A tarefa dos vereadores, reconhece Ronivaldo, é fiscalizar os atos do Executivo e discutir as questões de interesses da cidade. “Podemos até interpretar os fatos de acordo com nossa concepção. Nunca, porém, distorcer a verdade”, aconselhou. A administração enfrenta problemas, mas continua se empenhando para sanar dificuldades.
Quando Luizianne Lins assumiu a Prefeitura de Fortaleza, em 2005, não havia planos relativos aos servidores. Foram elaborados e enviados para a Câmara Municipal 13 Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), beneficiando várias categorias. Um total de 7.329 servidores da saúde, afirmou o vereador, foram beneficiados.
No conjunto desses planos, admitiu Ronivaldo, algumas categorias tiveram servidores não contemplados. Ele citou como exemplo os garis da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (EMLURB), cujas distorções foram corrigidas recentemente pela Câmara.
IS: 01.09.2010

CMF PRESTA HOMENAGEM A
JOSÉ SARTO NOGUEIRA

A Câmara Municipal de Fortaleza realiza hoje, às 19h30, no Plenário da Casa Legislativa, uma sessão solene para homenagear o deputado estadual José Sarto Nogueira com o Título de Cidadão de Fortaleza. A propositura é do vereador Antônio Henrique (PTN).
O deputado nasceu em Acopiara, interior do Ceará, mas ainda jovem veio morar na Capital, onde continuou seus estudos em uma escola pública. Sarto é formado em medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estágio nos Estados Unidos na especialidade de ginecologia e obstetrícia.
O homenageado, que atualmente preside a Comissão de Legislação, Justiça e Cidadania da Assembleia Legislativa, teve seu ingresso na vida pública no ano de 1988, quando elegeu-se vereador de Fortaleza. Em 1992 foi reconduzido à Câmara Municipal com 3.462 votos, e ainda foi eleito presidente da Casa Legislativa no biênio 1992/1994.
SC01.09.2010

ALBANIZA DUMMAR RECEBE MEDALHA
BOTICÁRIO FERREIRA

Será realizada amanhã (2), às 19h30, no plenário Fausto Arruda, na Câmara Municipal de Fortaleza, uma sessão solene para a entrega da Medalha Boticário Ferreira à jornalista e diretora executiva da Fundação Demócrito Rocha, Albaniza Lúcia Dummar Pontes. A homenagem foi proposta pela vereadora Amélia Bezerra, do Partido Trabalhista Nacional.
Amélia Bezerra ressalta a importância de Albaniza Dummar para o estado do Ceará, afirmando que a jornalista é um ícone da cultura local, tendo dedicado grandes serviços à população cearense, por meio dos cursos à distância, pela Universidade Aberta do Nordeste.
“Ela ofereceu grande incentivo ao autor cearense por meio dos mais de 400 títulos publicados pelas edições Demócrito Rocha”, destacou a vereadora.
SC01.09.2010

LEGISLATIVO COMEMORA O DIA DO PROFISSIONAL
DE EDUCAÇÃO FÍSICA


Na próxima sexta-feira, 3, às 19h30, a Câmara Municipal de Fortaleza realiza uma sessão solene em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, celebrado todos os anos no dia 1° de setembro. O requerimento é do vereador Paulo Gomes (PMDB).
A data de comemoração se deve ao mesmo dia da regulamentação da profissão, por meio da Lei Federal n° 9.696, de 1998. O profissional de educação física desempenha suas atividades relacionadas com a aquisição e controle do movimento, atuando sob diversas formas na expressão corporal, sistematizadas no campo educacional, entre outros.
SC01.09.2010

ELIANA GOMES DIVULGA
GRITO DOS EXCLUÍDOS

A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) registrou, hoje, na sessão da Câmara Municipal, o novo Grito dos Excluídos a ser realizado em Fortaleza. Ela fez questão de convidar os vereadores para a caminhada que sairá, dia 6, segunda-feira próxima, às 15 horas, do Passeio Público, passando por várias ruas do Centro e indo até à Praça do Ferreira.
Segundo Eliana, este ano será feita uma reflexão pelos direitos e defesa da vida. O Grito dos Excluídos tem sido realizado, anualmente, pelas pastorais, movimentos sociais, a Igreja e outros segmentos da sociedade civil organizada. “Este ano, além da questão da vida, os participantes são chamados a refletir sobre valorização e solidariedade”, explicou.
Os coordenadores do Grito dos Excluídos, visando sensibilizar o Poder Público e a sociedade – enfatizou a vereadora – estão elaborando um documento e pegando assinaturas dos apoiares.
IS: 01.09.2010

SALMITO FILHO APRESENTA SALA DO
EMPREENDEDOR NA FIC VIA CORPUS

Dentro da estratégia de divulgação do programa Empreendedor Individual (EI), o presidente da Câmara Municipal, Salmito Filho (PT), visita amanhã, 2, às 19 horas, a unidade Via Corpus da Faculdade Integrada do Ceará (FIC). O objetivo é apresentar aos estudantes de áreas afins ao programa – como Ciências Contábeis e Administração de Empresas – os benefícios da formalização por meio do EI.
Segundo a coordenadora da Sala do Empreendedor e do Câmara Móvel, Janemary Monteiro, a ideia das visitas é fomentar a realização de projetos de formação para empreendedores. Um exemplo, conforme ela, é da faculdade Ateneu, que pretende criar um curso de extensão para empreendedores individuais.
Desde a criação da Sala do Empreendedor, há um ano, Salmito tem realizado várias visitas a universidades e faculdades apresentando o programa. Já houve palestras na Faculdade Metropolitana de Fortaleza (Fametro) , na unidade Aldeota da FIC, nas Faculdades Nordeste, na Universidade de Fortaleza (Unifor), na Universidade Estadual do Ceará (Uece) e na Faculdade Christus.
CÂMARA MÓVEL – O Câmara Móvel, unidade itinerante da Câmara que leva os serviços da Sala do Empreendedor e da Ouvidoria a diversos espaços da cidade, está esta semana na Praça do Ferreira. O trailer permanece na praça até sexta-feira, 3, e funciona das 8h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário