Banco do Nordeste firma parceria para qualificação de empreendedores cearenses

Projeto pretende capacitar cerca de 400 empreendedores, beneficiados com financiamentos do Programa de Microcrédito Urbano Produtivo Orientado do BNB – Crediamigo

Fortaleza (CE), 10 de setembro de 2010 – O Banco do Nordeste e a Universidade de Fortaleza (Unifor) firmaram Acordo de Cooperação Técnica e Financeira para capacitar empreendedores financiados pelo Programa de Microcrédito Urbano Produtivo Orientado do BNB, o Crediamigo. O termo foi assinado nesta sexta-feira (10), no Centro Administrativo do Banco do Nordeste.

De acordo com o superintendente estadual do BNB no Ceará, Isidro Moraes de Siqueira, a parceria tem o objetivo de oferecer cursos na área de gestão financeira e administrativa, visando ao desenvolvimento de competências e habilidades essenciais no meio empresarial. “Empreendedores beneficiados com financiamentos de microcrédito do Banco do Nordeste serão dotados de capacidade para gerir e solucionar problemas cotidianos em seus mais variados negócios”, destacou.

O projeto será iniciado neste mês, com prazo para execução até o final do primeiro semestre de 2011. Serão formadas 10 turmas, compostas por 40 alunos cada, totalizando 400 microempresários capacitados. Formatada a partir do estudo de 4 módulos, a matriz curricular do curso, que será promovido pela Unifor, prevê carga horária total de 40 horas/aulas.

O curso

“Empreendedorismo”, que será o primeiro módulo do curso, pretende estimular e despertar no aluno a atenção para as oportunidades de negócios e tomada de decisão em situações complexas. O segundo módulo será “Gerenciamento Financeiro”, que tem como objetivo desenvolver noções básicas para aplicação de taxas financeiras em pequenas e médias empresas, tais como juros, rendimento de capital e percentual de lucro. Na terceira etapa, “Qualidade do atendimento”, o aluno será capacitado para oferecer benefícios e vantagens de um atendimento diferenciado. Já o módulo “Marketing” pretende desenvolver estratégias que gerem resultados positivos e garantam sucesso para micro e pequenas empresas.

Segundo os coordenadores do projeto na Unifor, que consideram significativo o potencial cearense no ramo da moda, está sendo analisada a possibilidade de se criar uma turma destinada exclusivamente para empreendedores que atuam na confecção e comercialização de roupas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário