Pesquisa indica vitória de Cid no primeiro turno


Segundo o Vox Populi/iG, governador lidera disputa com 51%. Lúcio (PR) aparece com 20%, Cals (PSDB) com 10% e Marcelo Silva (PV) com 1%

A pesquisa Vox Populi encomendada pelo Portal iG e divulgada ontem ressaltou a preferência do eleitorado cearense à reeleição do governador Cid Gomes. Segundo o estudo, Cid venceria a eleição no primeiro turno com 51% das intenções de voto, seguido por Lúcio Alcântara, que aparece com 20%, Marcos Cals com 10% e Marcelo Silva (PV) com 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somaram 4%, e indecisos 14%. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com o instituto, 69% dos entrevistados declararam que não mudarão seus votos e 29% admitiram que ainda podem mudá-lo. Cid Gomes é apontado como candidato com mais chance de vitória por 68%, enquanto 13% aposta em Lúcio Alcântara. A rejeição ao governador é de 20%, a de Lúcio 19% e a de Cals 8%. Na pesquisa espontânea, Cid tem 37% contra 12% do candidato republicano. A avaliação positiva do governo Cid Gomes é de 54%, regular para 34% e negativa a 10% dos entrevistados.

Senado
Já quanto à corrida ao Senado Federal, o candidato à reeleição Tasso Jereissati (PSDB) lidera a disputa ao Senado com 31% das intenções de voto, seguido por Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), ambos com 14%. Tarcísio Leitão (PCB), Alexandre Pereira (PPS) e Milene Torres (PSOL) marcaram 1%. Os brancos e nulos somam 7% e os indecisos chegam a 25%.

Os dados consideram a soma das votações para as duas vagas no Senado. Quando questionados a quem dedicariam o primeiro voto, 47% dos entrevistados responderam Tasso, 13% indicaram Eunício e 10% Pimentel.

A maioria dos entrevistados, 60%, acredita que Tasso será eleito para a primeira vaga ao Senado pelo Ceará, enquanto 28% apostam em Eunício e 20% em Pimentel para a segunda vaga.

Presidência
A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, lidera com folga a disputa no Ceará. De acordo com o Vox Populi, Dilma obtém 67% das intenções de voto contra 20% do candidato tucano José Serra e 5% de Marina Silva (PV). Os brancos e nulos somam 4%, o mesmo percentual dos indecisos. Já na pesquisa divulgada ontem pelo Datafolha, Dilma tem 63% das intenções de voto no Ceará, contra 16% do adversário tucano José Serra.

A candidata Marina Silva obteve 5%. A rejeição a Serra chega a 39%, enquanto Dilma tem 9% e Marina 18%. Votos brancos e nulos somaram 4% e a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O Datafolha também perguntou aos eleitores a preferência de voto em caso de segundo turno entre a petista e o tucano. 69% dos cearenses declararam votar em Dilma, contra 21% de Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário