Lula comanda ofensiva por maioria no Senado



Na TV, presidente pede votos para candidatos "que estão com Dilma"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deflagrou uma ofensiva na televisão e nos palanques para garantir ampla maioria no Senado para um eventual governo de Dilma Rousseff. Das 54 vagas em disputa, os oposicionistas PSDB, DEM e PPS têm candidatos competitivos em apenas 17, segundo as últimas pesquisas.
Lula e Dilma têm usado o horário eleitoral para disseminar mensagens de apoio a candidatos aliados com chances de tirar do páreo os senadores que, nos últimos anos, derrotaram o governo em votações importantes, como a tentativa de prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), o imposto do cheque.

Os únicos Estados em que oposicionistas estão em situação confortável são Ceará, onde Tasso Jereissati (PSDB) lidera com folga a eleição para o Senado, e Goiás, que deverá Demóstenes Torres (DEM) e Lúcia Vânia (PSDB). No Ceará, a propaganda eleitoral dos governistas ao Senado, Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), conta com depoimento de Lula, que afirma ter aprendido “como é importante para um presidente ter apoio no Senado” e pede votos para seus candidatos, “que estão com Dilma”.

Além disso, para reforçar a vinculação de Eunício e Pimentel ao presidente, um locutor chama a atenção dos telespectadores para o fato de que “há candidatos que estão com Lula e candidatos que não estão com Lula”.

IMPÉRIO
O presidente também começou a lançar ataques diretos contra os adversários. Na última sexta-feira, seu alvo foi Marco Maciel (DEM), candidato à reeleição em Pernambuco.

Sem citar nomes, Lula disse, durante comício do PT, que há candidato que parece estar no Senado “desde o tempo do Império”. “Já foi presidente da Câmara, ministro e até vice-presidente da República. O que ele trouxe para Pernambuco?” A seguir, o presidente conclamou o público a votar em Humberto Costa (PT), líder nas pesquisas, e em Armando Monteiro Neto (PTB), que ameaça tirar de Maciel a segunda colocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário