Lúcio Alcântara critica política fiscal vigente

O candidato do PR ao governo, Lúcio Alcântara, anunciou, durante reunião com representantes da Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio), que irá reduzir, caso seja eleito, a carga tributária que, segundo ele, aumentou brutalmente “do meu governo para cá”. Sobre a questão das taxas, ele disse que tem “ouvido de pequenos comerciantes que o atual governo tem cobrado impostos escorchantes”.

Na ocasião, o presidente do órgão, Luiz Gastão, entregou um documento contendo as principais reivindicações dos empresários e comerciantes cearenses. O documento contempla obras de relevância para o desenvolvimento da região, assim como sugere alterações em leis que afetam questões como a política fiscal e tributária, além de ações emergenciais por parte dos políticos em assuntos como a segurança pública.

A ideia, segundo Gastão, é contribuir para o desenvolvimento sócioeconômico do Estado. Além disso, diz a Fecomércio, o documento visa a normatizar o mercado local, evitando que empresas de outros estados explorem o comércio, em detrimento dos empreendedores locais, citando, como exemplo, a exploração do turismo de eventos por empresas de outras localidades. Esta foi uma das críticas levantadas pela diretora da Fecomércio, Circe Jane Ponte.

Ao final, questionado sobre política tributária, o republicano teceu críticas ao atual governo, focando que, se eleito for, estimulará o turismo e a rede hoteleira, sobretudo com a redução do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Ressaltando que, em sua gestão anterior, esta política de reestruturação foi instituída com êxito.

Lúcio lembrou que, quando assumiu o governo, em 2002, o imposto sobre os combustíveis era o mais elevado do País e, na época, tentou sensibilizar o governo federal. Mas, alega, como não obteve sucesso, reduziu a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), o chamado “imposto dos combustíveis”.

Pauta do Comércio
Lúcio foi o primeiro candidato ao governo a receber a “Pauta do Comércio”, uma espécie de agenda propositiva da Fecomércio. A Federação também irá entregar as propostas ao governador Cid Gomes (PSB), candidato à reeleição, e a Marcos Cals (PSDB). O objetivo é debater com os principais candidatos ao governo propostas para o fortalecimento do setor terciário e para a melhoria da qualidade de vida do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário