Gilmar livra da Ficha Limpa candidato do PV no Ceará


Deu na Folha
Uma decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF, livrou mais um político dos rigores da recém-nascida lei da Ficha Limpa.

Dessa vez, o beneficiário foi Raimundo Marcelo Carvalho. Vem a ser o candidato do PV ao governo do Ceará.

O TRE cearense negara a Raimundo o registro da candidatura. Considerara que ele ostenta uma ficha pouco higienizada.

Por quê? O correligionário de Marina Silva fora prefeito da cidade de Maranguape.

E o TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) rejeitara-lhe a escrituração de 1998.

Inelegível, Raimundo acinou os advogados, que foram bater na porta do Supremo. Em recurso, questionaram não o TRE, mas o TCM.

Argumentaram que o tribunal não teria poderes para recusar as contas do ex-prefeito. Pediram a anulação da sentença que conduzira à inelegibilidade.

Gilmar Mendes deu-hes razão. Entendeu que o TCM cearense deve funcionar nos mesmos moldes do TCU, o Tribunal de Contas da União.

E daí? Bem, para Gilmar, ao perscrutar as contas de um executivo municipal, o TCM pode apenas emitir um parecer sobre a contabilidade.

Esse parecer vai ao Legislativo, a quem cabe rejeitar ou não as contas. No caso em questão, a decisão caberia à Câmara de vereadores de Maranguape.

Invocando a jurisprudência do STF, Gilmar suspendeu os efeitos da condenação. Decisão liminar (provisória), sujeita ao crivo do plenário do STF.

Com isso, ficou sem efeito o enquadramento de Raimundo na lei da Ficha Limpa, que se baseara na decisão que Gilmar suspendeu.

Significa dizer: a menos que a decisão de Gilmar seja revista, Raimundo poderá comparecer às urnas de outubro como candidato do PV ao governo do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário