Histórias de Dom José Tupinambá da Frota


De memória, da esquerda pra Direita: Padre João Mendes Lira, Monsenhor Joviniano, Dom José Tupinmabá, Padre Palhano (que ele tinha como filho) e seminarista.

Sisudo a não mais poder, Dom José Tupinambá da Frota, o Bispo Conde de SObral, tambem tinha lá suas gaiatices. O comandante Ariston Pessoa de Araújo, que passou um bom tempo em SObral como presidente do Aeroclube e instrutor de voo, morava no Palácio do Bispo. Ajudava missa, em latim, de manhã bem cedo, tomava café com Sua Excelencia, à base de tucunaré frito, tapioca e pão da padaria do seu Salu, com manteiga Patricia. De tarde Dom José tinha um passeio. Comprava uns cortes de fazenda escondido e botava debaixo da sobrecapa que nunca deixava de usar, para dar aos pobres que visitava. O fim do passeio da tarde, invariavelmente era no Bairro Dom Expedito, do outro lado do rio Acarau, onde o Monsenhor Aloisio Pinto mantinha uma escola profissional para meninos pobres. Na volta, pedia ao Comandante Ariston pra parar no meio da ponte - Othon de Alencar - que liga as duas bandas de SObral. Descia do carro e repetia a mesma brincadeira de sobralense legítimo;

- Ariston, voce não sabe como é o nome desta ponte.
- Não sei Senhor Bispo, dizia Ariston em troco da troça.
- Ariston, Ariston, esta é a ponte internacional liga o Mundo a Sobral...o Mundo a Sobral.


Remendo histórico e à altura do remendista:
Manda dizer nosso mui estimado Firmino Dias Lopes, o Dias Lopes para os paranaenses, mas simplesmente o Firminão pra nós, ou Jabuti pros mais íntimos e da velhíssima guarda, que a legenda da foto aí está necessitando de um reparo. Então, igual ao Napoleão Maxixe, nosso saudoso consertador de pneu de bicicleta e dono do primeiro posto de aluguel de magrelas do mundo, a legenda correta é assim>:

Pe. Jovianiano, Monsenhor Olavo Passos, D.José, Pe. Palhano e um seminarista. A menina de boina branca, que está ao lado do Pe. Joviniano, é a Tânzia do Sherlock.
Já puxei a foto para o meu arquivo de Sobral.


Agora veja voce. Como uma coisa dessas corre o mundo e lá do Paraná, numa friagem féla-da-mãe, o cara se interssa pela terra dele e pelos escritos dos amigos. Firminão, este sim, um sobralense legítimo-de-braga, morre de saudades da juventude, dos amigos, dos seus mestres e das figuras da sua Sobral, da Sobral do seu tempo, um tempo que diabo nenhum do mundo vai tirar da gente, nem que mude de nome: A Praça João Pessoa vai continuar praça João Pessoa, ou na rua do seu Pompeu, a Praça da Meruoca, jamais será chamada de praça de Cuba..aliás, Praça de Cuba é o cacete! Ave Firminão!

2 comentários:

  1. O firmono, Irmao do compadre José Albeto Lopes, foi meu colega no Municipal, depois Estadual, nos anos 59 e 60, eleitor do Carlos Humberto Capelão , que introduziu Mario Monte, na política de faz de conta, o qual tinha como metas, trazer o Mar do Acaraú e o clima da merioca para Sobral que, se possível seria uma Maravilha. Os jovens Médicos cubanos salvaram muitas vidas. Nada contra o herói da Batalha de Tuiuti, no Paraguai.

    ResponderExcluir
  2. Querido desembargador Ademar,
    saiba que este blog na pessoa deste humilde blogueiro lembrou demais de sua pessoa quando da passagem da data da renúncia de Janius Quadro como dizia a Maria Tibúrbio,irmã do Tiburcinho, e que era doméstica lá em casa na Serra da Meruoca. A sua foto de janista de vassoura em punho, continua honrando este blog e a coluna de papel no nosso O Estado, o que faz o blogueiro lembrar tambem do porre que o Janio tomou na Casa do Zé Ferreira da dDona Carmosina, mãe da Vania e do Antenor, da Zaida e do Ferreirão, sentado numa rede de tocum no jardim de inverno que a casa tinha. Eu tava no pe da rede dele, assitindo àquela cena linda que eu, ainda humildemente tento imitar, mas nunca cheguei ao meio do segundo litro. Deus abençoe.,

    ResponderExcluir