Coluna do blog



Sem privilégios exclusivos

O Brasil não é um país com privilégios exclusivos de corrupção e sacanagens. Não é só aqui que bombeiros roubam roupa velha e leite dos corpos e bocas de criancinhas de Alagoas. Não é só aqui que polícia mata inocentes no meio da rua, mesmo que estes estejam ajudando o pai no trabalho. Não é exclusividade nossa que narcotraficicantes e bandidos de toda ordem rodeiem os gabinetes oficiais, quando não estejam aboletados nos próprios. Não, não é só no Brasil que juiz mete a mão. Longe de nós, brasileiros, a exclusividade do tráfico descarado de influência e a aplicação diária da lei da vantagem ou do famoso QI, de quem indica. Outro dia, nos Estados Unidos, vi que isso ocorre lá, também. Na França, o Sarkozy anda enrolado em papel de seda dos cosméticos e, como aqui, a Polícia procura aviões que se escondem em pistas e hangares que correm riscos de serem usados pra coisas imorais nas fronteiras de Bolívia, Venezuela, por acolá. O que se ouve soa a escândalo, como a venda de emendas de bancada de deputados que já, já chegarão aos plenários. O que pouco se conhece, como da compra de aeronaves desnecessárias por milhões de dólares, não é privilégio brasileiro. Teve um carinha aí que comprou um avião pra servir ao governo sem sequer ter aviador pra botar o bicho pra voar. Somos, por fim, um país sem privilégios exclusivos, mas com tantos outros, comuns ao banditismo, que nos faz pensar... se isto vai dar certo a vida inteira.


“Só quem tem um romance com a própria história pode amar a história dos outros.” Conceito de amor ao próximo.

Vitória

Agenor Neto pescou pra Iguatu uma vara da Justiça Federal. O presidente do Fórum Federal, José Parente Pinheiro, foi lá abençoar a conquista.


• Vem Ibope aí.
Nosso querido Edilmar Norões anuncia na Verdinha que nos próximos dias teremos Ibobe. Vai ser o tira-teima de Folha versus Vox, diz Norões.

• Adversário fala.
O mesmo Ronda que elegeu Cid é o mesmo que põe em risco sua reeleição, diz um adversário do tipo que não larga do pé.

• Aliás...
Segunda-feira à tardinha, o governador foi a Brasília. Quem o viu saindo para viajar anotou o cenho franzido e a cara de poucos amigos.

• Tão bulindo.
Tem super- mercado bulindo nos preços da água mineral. A água e outros produtos que o cidadão nem nota estão sendo majorados. Olho vivo!, já dizia Zé Rangel.

• À mesa, como convém.
O comando da campanha do PT marcou um encontro da candidata Dilma Rousseff com o ex-pré-candidato Ciro Gomes, hoje, em Brasília.

• Salada mista.
A ideia é que o almoço marque a retomada do diálogo entre Ciro e Dilma, depois que o PT e o PSB ...cê sabe. Apesar da encrenca, Dilma e Ciro sempre foram muito amigos.

• Contagem.
Ontem, sete e meia da manhã, no trajeto entre o Mucuripe e a Pontes Vieira, o locutor que vos fala contou 12 carros de prefeituras do interior. Delas, oito eram ambulâncias.

• Tomara que contem.
O novo livro do João Soares, neto, homenageia personalidades do Ceará. “Gente que Conta” é o título que deu às entrevistas que fez e enfeixou.

• Fala sério.
O comandante do Ronda disse que os seus, lá dele, policiais, têm treinamento de 90 horas/aula de uso de arma de fogo. E quatro meses pra passarem a pronto. Ah, bom.

• Sugesta.
Todo juiz ou promotor que cuide de crianças para adoção em orfanatos deveria passar um mês internado pra aprender o que é acordar de manhã e não ter um abraço. Dr. Sávio Bittencourt, promotor de Justiça.

• Por sinal...
Terça-feira, na Oboé, o lançamento de livros do promotor Sávio Bittencourt, promoção deste Jornal, O Estado, foi sucesso absoluto. Quanta gente quer saber de adoção!

• Sorteados.
Os municípios de Crateús, Pacujá e Beberibe foram sorteados para fiscalização da Controladoria-Geral da União. A CGU quer saber se os meninos tão gastando direitinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário