INCLUSÃO SOCIAL E PRODUTIVAS


STDS lança Projeto que vai beneficiar 13 mil cearenses em 20 municípios do Estado

Na oportunidade, a Secretária Fátima Catunda anuncia, como parte do projeto, a inauguração da Central de Formação e Inclusão Produtiva, destinada a qualificar,
social e profissionalmente, 9.300 pessoas.

Data: hoje, 30 de junho
Hora: 14 horas
Local: Auditório do Palácio Iracema

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), lança, hoje, dia 30, no Palácio Iracema, o Projeto de Inclusão Social e Produtiva, com investimentos no valor de R$ 14,5 milhões e contrapartida dos cofres do Estado no valor de R$ 2,2 milhões. Na oportunidade, a Secretária Fátima Catunda anuncia, como parte do projeto, a inauguração da Central de Formação e Inclusão Produtiva, destinada a qualificar, social e profissionalmente, 9.300 pessoas. A iniciativa se destina ao desenvolvimento das famílias cadastradas no CadÚnico e o contingente de 13 mil moradores de 20 municípios serão atendidos ao longo de três anos, período de duração do projeto.

“Fomentar a produção e comercialização em grande escala do artesanato cearense como forma de inclusão produtiva e contribuir para a melhoria dos processos de criação de caprinos, por exemplo, gerando capacitação, adotando novas técnicas de manejo dos rebanhos, são alguns dos objetivos desse projeto”, explica o coordenador Jair Lustosa. Ele acrescenta que as cadeiras produtivas do caju e da apicultura serão fortalecidas através de ações de capacitação dos residentes nos municípios.

O projeto vem cumprir o compromisso do Governo Estadual com as ações sociais, no sentido de elaborar políticas públicas de melhoria de renda e geração de postos de trabalho. Em sintonia com o Governo Federal, o Governo do Estado do Ceará desenvolveu atividades que vão abranger capital e interior, com ações que contemplam cadeias produtivas nas áreas de Cajucultura, Apicultura, Caprinocultura Leiteira, Reciclagem, Artesanato e Central de Formação Profissional e Inclusão Produtiva.

Os municípios beneficiados são: Aracati, Caririaçu, Cascavel, Fortaleza, Fortim, Hidrolândia, Ipu, Iracema, Itaiçaba, Itapajé, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Mucambo, Quixadá, Redenção, Russas, Tauá e Viçosa do Ceará.

PARCERIAS
Dentre as instituições parceiras, destacam-se a Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Centro Tecnológico do Ceará (CENTEC), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Instituto do Desenvolvimento do Trabalho (IDT). O projeto foi desenvolvido conjuntamente por essas instituições, visando a fortalecer cadeias produtivas que atendam às famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, cadastradas no CadÚnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário