Estátua de Santa Rita será inaugurada hoje no Rio Grande do Norte


A estátua de Santa Rita é maior que a Liberdade, o Cristo Redentor e meu padim Ciço.

As casas, antes só no reboco, ganharam cores. Latas de tinta: verde, rosa, amarelo e pessêgo foram distribuídas pela prefeitura de Santa Cruz aos moradores da cidade de 35 mil habitantes às margens da BR 226, principal município da região do Trairi, a 111 km de Natal. Mutirões de limpeza foram organizados e faixas espalhadas pelas ruas. "Alto de Santa Rita, um sonho que se aproxima". Parecia mesmo impossível surgir, em pleno sertão nordestino, um monumento maior que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e a Estátua da Liberdade, em Nova York. A maioria da população de Santa Cruz e dos arredores nunca viu de perto os "adversários". Mas já estava até desconfiada de que, lá no alto do morro, seria mesmo erguida a prometida imagem da Santa das Causas Impossíveis. Três anos depois, fiéis e curiosos peregrinam para a inauguração oficial, marcada para hoje, só para ver bem de perto a madrinha do sertão.




Com 56 metros, Santa Rita de Cássia carrega na mão direita uma cruz de 10 metros e na esquerda um resplendor de sete toneladas. Tem mais que o dobro da estátua de Padre Cícero, localizada em Juazeiro do Norte, no Ceará, símbolo da fé nordestina.

O "complexo turístico religioso" foi ideia do ex-prefeito Luiz Antônio Lourenço de Farias, o Tomba, e dos padres da cidade. O escultor Alexandre Azedo, que projetou o memorial de Frei Damião, na Paraíba, foi convocado para a missão.Com recursos do governo do estado e do Ministério do Turismo, a santa saiu do papel. Custou R$ 3.774.063,76.

O novo e único ponto turístico da cidade terá uma capela, sala de promessas, praça do romeiro, auditório, restaurante, lanchonete, lojinhas, mirante e um amplo estacionamento está sendo aberto. Casas foram desapropriadas. Antes da construção, a festa de Santa Rita, no dia 23 de maio, já atraía cerca de 120 mil pessoas para a cidade. Agora, os moradores acreditam que Santa Cruz dará um salto no desenvolvimento. Juscilene Silva, de 24, fez sua parte. Preparou a casa para a festa de inauguração. Pintou a fachada com a tinta que o prefeito entregou, limpou o terreno. "Vai vir muita gente para a cidade. A Santa vai aumentar o turismo." O prefeito Péricles Farias, primo de Tomba, comprou a ideia. Acredita que vai transformar a cidade no novo roteiro de peregrinação religiosa nordestina, assim como é feito com Padim Ciço no Ceará.

De qualquer ponto da cidade, é possível avistar a imagem. Da estrada, a maior estátua católica do mundo, segundo os moradores da cidade, chama ainda mais atenção. E lá do alto, se vê ao longe. Um rio, vales e nenhum sinal de civilização, tirando as poucas casas da cidade, que agora formam um verdadeiro arco-íris. Santa Cruz, fundada em 1825, já foi chamada de Santa Rita da Cachoeira e depois Vila Trairi, por conta do ribeirão que passa por ali. Porém, os moradores sempre foram fiéis a devoção à santa. A primeira capela da cidade foi dedicada a padroeira. A imagem veio do Ceará.

"Sempre fui devota de Santa Rita. Vim ver a imagem. É grande demais", conta a dona de casa Luciene Miranda, de 28 anos, que subiu, na última quinta-feira, o morro pela segunda vez. A primeira foi quando a obra ainda estava começando. Prepara-se para fazer o caminho, de aproximadamente três quilômetros, de novo esta semana. "Venho de qualquer jeito pedir saúde para os meus filhos".

Postado por Roberto Bulhões, natalense naturalizado juazeirense do norte com as bençãos do Padre Cícero Romão Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário