II Encontro Brasil-Japão na VII Semana de Humanidades

O II Encontro Brasil–Japão, que discute os estudos japoneses no Ceará, será realizado entre os dias 4 e 7 de maio, como parte da programação da VII Semana de Humanidades. Ele acontecerá no Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (Uece), com a promoção de minicursos, oficinas, palestras, mostras de filmes, mesa-redonda e ateliê temático. Toda a programação é gratuita, exceto a oficina de Ikebana (inscrição: R$ 2,50).

As atividades se iniciam na tarde do dia 4 de maio, com apresentação de trabalhos acadêmicos sobre a cultura nipônica e o ensino do idioma japonês na Universidade Federal do Ceará, no Campus do Benfica. À noite, no CH da Uece, será realizada a palestra “Cultura pop japonesa”, às 19h. De 5 a 7 de maio, haverá minicursos sobre história do Japão e sistemas de escrita chinês e japonês. Também estão programadas oficinas de Ikebana (arte floral japonesa) e origami (arte de dobrar papel) e a Mostra de Cinema Japonês, que tem como destaque a exibição do filme “Ran” – baseado na obra “Rei Lear”, de William Shakespeare –, em comemoração ao centenário do cineasta Akira Kurosawa.

Outro ponto alto da programação é a palestra do tradudor-chefe da Editora JBC, Arnaldo Oka. A editora publica mangás (histórias em quadrinhos japonesas) no Brasil. Será na quarta-feira (5), às 18h30min, no auditório do CH da Uece. A programação prossegue na quinta-feira (6) com a realização de mesa-redonda sobre os estudos japoneses no Ceará, às 16h. A mesa tem como objetivo discutir as produções acadêmicas no Ceará relacionadas ao Japão.

Haverá também palestra sobre culinária japonesa, com Élcio Nagano, chef e proprietário do restaurante Soho, às 19h30min. O evento termina na sexta-feira (7), com o ateliê temático “Nihon HitStyle: Música e Moda Japonesa” e apresentação do grupo de dança formado pelos alunos do curso. A programação completa está no site http://nihongouece.blogspot.com. O II Encontro Brasil-Japão é uma realização do Curso de Japonês do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Uece, com patrocínio da Fundação Japão e apoio da editora JBC e de Ikebana Sanguetsu.

Fonte: Curso de Japonês do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Uece – (fone: (85) 9633.4031, com Natália / 8825.0707, com Wadison)

Nenhum comentário:

Postar um comentário