Opinião

Mais sensores buracos assaltos
A violência urbana com vítimas fatais em Fortaleza está indo além dos limites de tolerância em convivência social e com sério agravante: não há explicação para tantas mortes. As pessoas estão sendo executadas, nas vias públicas, simplesmente, por que tentam fugir da abordagem dos bandidos. Que País é este onde as pessoas matam pelo prazer de matar? Quantas vítimas já foram executadas na Capital cearense sem esboçar a mínima reação em defesa da vida? Será que é crime fugir de bandido? Será que é exploração eleitoral alguém comentar esses sucessivos assaltos e mortes, como disse o Governador do Estado? Fortaleza está entre as cidades brasileiras detentoras dos maiores índices de violência e, no País que ostenta o troféu de não possuir um só projeto nacional de combate ao tráfego de drogas, gerador da violência infanto-juvenil.

Aonde andam as autoridades cearenses que não rompem insensível silêncio? Será que a sociedade não merece alguma explicação sobre essa onda de crimes? Estão aguardando o quê? Que mais vítimas sejam executadas, sumariamente, na Via Expresso, na Avenida Raul Barbosa, Avenida Washington Soares e nas proximidades das favelas conhecidas e familiarizadas por quem diz ser autoridade no Estado e na prefeitura de Fortaleza.
Os nossos gestores públicos não estão de braços cruzados. São competentes e ágios. Semanalmente instalam dezenas de sinais de trânsito e sensores para redução de velocidade nas avenidas citadas no parágrafo anterior, especialmente na Via Expresso e Avenida Washington Soares, somente para multar e faturar milhões. Isso é um vale tudo por dinheiro. Por que não salvar a vida de um pai ou mãe de família?

O Governador do Estado sabe, assim como sabe a Prefeita de Fortaleza que os locais preferidos dos assaltantes são os cruzamentos com sensores e ainda sem policiamento ostensivo amparado pelo setor policial de inteligência. Os senhores sabem também que não existem políticas públicas de segurança em seus governos e sabem muito bem que a AMC e DERT esbanjam multas registradas por sensores em locais preestabelecidos. Soma-se a essa criminalidade ausência de vocação administrativa da gestora municipal, que deixou chegar o inverno de 2010 com os buracos da fase invernosa de 2009, em céu aberto. Mais buracos, mais sensores e mais sinalização geram mais assaltos e mais mortes, inexplicáveis. Senhor Governador dos cearenses e senhora Prefeita dos fortalezenses. Silêncio nunca será defesa!


Hélder Cordeiro - Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário