Desafio de jovens lideranças


Por Priscila Teixeira

Bruno Girão tem 32 anos e é diretor-presidente da Companhia Brasileira de Laticínios (CBL) – Betânia. É formado em Administração com foco em logística e finanças, pela Northeastern University (Boston- USA). O empresário lembra que conheceu a Associação dos Jovens Empresários (AJE) e de cara, identificou-se com o pensamento daqueles jovens que, assim como ele, preocupavam-se não só com o ambiente empresarial, mas também com questões sociais, políticas e econômicas em um sentido mais amplo. “Descobri um ambiente com pessoas bacanas pra conversar, pra discutir diferentes temas. Entender como as empresas crescem, como elas quebram, como elas inovam. Temas que nem num ambiente de faculdade você discutia com tanta liberdade”. Confira alguns trechos da entrevista:

Qual a importância da AJE para o jovem empresário?
É de grande relevância. Normalmente é na AJE que os jovens empresários ainda em formação, têm suas primeiras experiências em relacionar-se com outros jovens empresários fora do seu conhecimento familiar; têm acesso a participar dos primeiros debates sobre temas que extrapolam a esfera de discussão empresarial tradicional, como por exemplo: desenvolvimento regional, responsabilidade social, meio ambiente. Têm acesso a conhecer a história de outros líderes que não necessariamente são empresários, mas têm relevantes serviços prestados à nossa sociedade como: cientistas, religiosos, políticos e etc. Enfim, estes jovens que passam pela AJE têm seu nível de consciência crítica elevado, ampliam a sua responsabilidade como líderes e consequentemente sua missão como empresário.

Como você define sua passagem pela Associação?
A minha gestão foi muito voltada para o aprendizado do associado. Fizemos muitos encontros internos de formação pois acreditávamos que naquele momento, os nossos associados precisam ampliar o nível de conhecimento sobre algumas questões relevantes por exemplo: desenvolvimento e desigualdades regionais. Além disto, realizamos alguns eventos importantes como a palestra com a dra. ZILDA ARNS – coordenadora da Pastoral da Criança e a Missão Internacional para China – que foi a maior missão internacional da AJE até hoje, com 34 participantes.

Que desafios um jovem empresário pode encontrar no cenário/mercado atual?
Neste mundo em constante mudança, o maior desafio para o empresário, seja ele jovem o não, é preparar seus líderes para este ambiente mutante. Portanto, além de cuidar bem da estratégia do negócio, a principal missão do empresário de hoje é a preparação de recursos humanos motivados e capazes de aprender e desaprender continuamente.

Como a AJE contribui para o crescimento econômico do estado do Ceará?
Através da contínua formação de líderes éticos, sensíveis socialmente e comprometidos com o desenvolvimento do Ceará. Sem líderes não há ideia que vá pra frente, não há projeto que aconteça, não há Estado que se desenvolva. O papel da AJE é portanto, muito relevante. Mesmo com algumas críticas, considero a AJE um dos projetos da sociedade organizada, mais inovadores do últimos 25 anos no Ceará. Sem citar nomes, já há bons nomes que egressos deste movimento jovem, vêm ajudando a desenvolver este estado de maneira mais profissional e sobretudo de forma mais ética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário