Oposição dança na Assembléia do Estado

Rolo compressor do Governo aprova pedidos de empréstimos
Não houve argumentação de opositor que desse jeito. Nem consultas ao Regimento Interno convenceram a base governista de que a votação de dois pedidos de empréstimos deveria acontecer somente na próxima semana. Adahil Barreto e Vasques Landim – ambos do PR - ponderaram que as matérias precisavam tramitar de maneira que os parlamentares pudessem avaliá-las melhor. Contudo, acabaram atropelados.

Por 26 votos a favor e duas abstenções (as deles mesmos), as mensagens do Governo do Estado foram aprovadas. Com isso, o Executivo ganhou o aval da Assembleia Legislativa para contratar dois empréstimos: R$ 127 milhões, que serão empregados na construção de uma estação de tratamento de água na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF); e R$45 milhões para a ampliação da rede de tratamento e saneamento básico de municípios da Serra da Ibiapaba.

Os republicanos disseram que a matéria estava sendo votada de afogadilho e solicitaram mais tempo para apreciação da proposta do Executivo. Porém, foram derrotados por 24 votos a quatro. Ganharam o apoio de Cirilo Pimenta (PSDB) e Heitor Férrer (PDT).

O líder do Governo na Casa, Nelson Martins (PT), argumentou que a aprovação precisava acontecer de forma imediata sob risco do Estado perder o prazo de apresentação de parecer da AL sobre o empréstimo junto à Caixa Econômica Federal (CEF). E criticou a postura dos dois parlamentares de oposição. “Toda semana, votamos pedidos como esse aqui e ninguém nunca põe objeção a pedidos de tramitação em urgência”, reclamou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário