Governo na minha cidade

STDS atende a mais 1.160 jovens estudantes do interior
Data: 27 de fevereiro, 1 e 2 de março
Local: Municípios de Morada Nova, Araripe e Lavras da Mangabeira

Depois de celebrar esta semana, convênios para capacitação de 11.450 jovens e adultos em todo o Ceará, através do ProJovem Trabalhador e dos PlanSeQs Têxtil e do Comércio, o Governo do Estado amplia as ações de qualificação profissional de juventude no interior cearense, garantindo mais jovens no mercado de trabalho em todo o Estado. O Governo do Ceará na Minha Cidade, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) beneficia, desta vez, um total de 1.160 jovens, por meio dos projetos Criando Oportunidades e Primeiro Passo.
Nos dias 27 de fevereiro (amanhã), em Morada Nova e 1 e 2 de março (segunda e terça-feira próximas), nas cidades de Araripe e Lavras da Mangabeira, respectivamente, a Secretária Fátima Catunda entrega certificados de participação de curso a 500 estudantes pelo Criando Oportunidades e certificados de adesão ao Primeiro Passo para atendimento de 660 estudantes.
Em Morada Nova, recebem kits de instrumental de trabalho (máquina de costura e matéria prima), os concludentes das capacitações em corte e costura financiados pelo Projeto Capacitação Produtiva, em uma parceria da STDS com o MDS. Foram beneficiados 44 trabalhadores nos municípios de Morada Nova, São João do Jaguaribe e Limoeiro do Norte. Ainda no primeiro dia de governo itinerante, a prefeitura de Morada Nova firma parceria com a STDS e o SEBRAE-CE para implantação de uma unidade de atendimento às micro e pequenas empresas daquele município, no valor de R$ 20 mil.
Até o final de 2009, só o Primeiro Passo qualificou 21 mil jovens, na capital cearense e no interior. Desta vez, serão atendidas, além dos municípios sedes do Governo na Minha Cidade, as cidades de Jaguaruana, Quixeré, Tabuleiro do Norte, Limoeiro do Norte, Alto Santo, São João do Jaguaribe, Palhano e Russas no primeiro dia; Nova Olinda, Altaneira, Campos Sales, Potengi, Saboeiro, Salitre, Tarrafas, Antonina do Norte, Assaré e Santana do Cariri no segundo; Baixio, Ipaumirim, Umari, Várzea Alegre, Cedro e Icó no terceiro e último dia.

PROARES E PLANTEQ
Ainda de passagem por Morada Nova, o Governo na Minha Cidade, por meio da STDS, entrega certificados de participação no Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ) a 176 beneficiários que foram capacitados nas áreas de informática para o trabalho, rotinas administrativas, vendas no comércio varejista, mecânica de autos, soldador e torneiro mecânico. Já em Lavras da Mangabeira, 51 trabalhadores recebem seus certificados do PlanTeQ por terem participado dos cursos de informática para o trabalho, rotinas administrativas, pintura de paredes e eletricista predial.
Em Araripe, será assinada a autorização da ordem de serviço das obras do Programa de Apoio às Reformas Sociais (PROARES II) do município de Santana do Cariri, no valor de R$ 1,7 milhão. O objetivo do programa é contribuir com a implantação de estratégias de desenvolvimento social do Estado do Ceará, apoiando o processo de reforma social e melhorando as condições de vida de crianças, adolescentes e jovens e suas famílias, em situação de vulnerabilidade e riscos sociais.
MAIS AÇÕES
Haverá à disposição da população local, as unidades móveis do Primeiro Passo Digital e do Sine/IDT. Em atendimento às pessoas com deficiência da região, a STDS fará ainda a doação de cadeiras-de-rodas aos cidadãos cadastrados. Nas cidades por onde passará o Governo do Ceará na Minha Cidade, informações sobre os programas Bolsa Família, ProJovem Adolescente e demais projetos da Secretaria serão disponibilizados no Balcão de Informações da STDS. Acontece ainda palestra da Central Fácil sobre o “Empreendedor Individual” e a Oficina prática de Preparação de Lanches Rápidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário