Reportagem especial

Samuel Araripe faz balanço positivo da administração
Apesar da crise econômica, o município fechou 2009 em dia

By Tarcisio Colares do Pessoal do Blog no Aeroporto Pinto Martins

O prefeito do Crato, Samuel Araripe (PSDB), voltou de uma viagem à Europa nas primeiras férias depois de cinco anos e já reassumiu o cargo. No desembarque, no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, disse que recarregou as baterias para continuar fazendo uma administração dentro do plano diretor que foi traçado para o município. Prometeu a realização de muitas obras, mas deu como destaque as áreas de saneamento, abastecimento e meio ambiente.

Em entrevista ao jornalista Tarcísio Colares do O Estado, Samuel informou que 2009 foi de muitas dificuldades devido à crise econômica, porém assegura a realização de tudo que foi traçado. Fez questão de salientar que todos os pagamentos foram feitos em dia e que todas as contas, pelo menos até agora, foram aprovadas.
“Voltei com todo o gás para me desdobrar em uma administração ainda melhor. Procuro repetir o feito de cinco anos seguidos”, prometeu o tucano, sem esquecer de ressaltar que nos últimos três anos tem recebido o apoio do Governo do Estado e também do Palácio do Planalto.

O Estado – O senhor está voltando de uma viagem fora do Brasil?
Samuel Araripe – Sim. Estive de férias durante quinze dias viajando pela Europa, em companhia da minha esposa Mônica. Visitamos vários países, como: Itália, Áustria e Suíça. Passamos esses dias de descanso para recarregar as baterias após cinco anos ininterruptos no comando do município do Crato.

OE – Quem arcou com as despesas da viagem?
SA – Boa pergunta. É claro que as despesas ficaram por conta do cidadão Samuel Araripe. Tenho o salário de prefeito do Crato para arcar com os gastos – pessoal e familiar. Essa viagem foi toda custeada com o nosso patrimônio, não teve qualquer recurso público. Até mesmo porque foram férias.

OE – Qual sua avaliação destes cinco anos de mandato?
SA – Eu diria que a nossa administração está na média. Não é uma chefia extraordinária, mas não fica abaixo da média. Estou conduzindo o município com muita responsabilidade e posso declarar com segurança que cumpri todos os dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal.

OE – Como conviveu com a crise econômica?
SA – Em 2009 foi bastante difícil, mas adotamos os devidos cuidados para não ter prejuízos. Contudo repassamos o percentual constitucional para educação, que é de 25% ou mais. Fizemos o mesmo na área da saúde, cerca de 15%, e também transferimos o duodécimo da Câmara de Vereadores. Ou seja, tentamos honrar os compromissos.

OE – Quais foram esses compromissos?
SA – Principalmente com os servidores públicos e com os fornecedores do município. Os pagamentos foram feitos rigorosamente em dia nestes cinco anos de administração. Mesmo com a crise, antecipamos 50% do 13º salário em agosto e no último dia 18 de dezembro pagamos o restante.

OE – O que será realizado nos três anos seguintes de sua administração?
SA – O governo do Crato está controlado e muitos projetos serão implementados no exercício de 2010 e 2011. Já em 2012, quando termina o mandato, priorizaremos outros tantos projetos, principalmente se os recursos – federais e estaduais – não faltarem.

OE – O senhor, no momento, já fez tudo que idealizou?
SA – Acredito que já fiz muita coisa, porém não posso esconder que ainda falta muito. O Crato hoje é uma cidade planejada. Todavia tem dois importantes avanços: o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e o Plano de Requalificação Urbano devido à participação da população no seu desenvolvimento.

OE – Existe planejamento para este ano?
SA – Em geral teremos muitos empreendimentos, tanto na área de saneamento como de urbanização. Temos muita preocupação com o abastecimento d’água – na sede, nos bairros e nos distritos distantes, onde realizaremos obras para benefício da população.

OE – O Governo do Crato tem preocupação com o meio ambiente?
SA – No planejamento de 2010 iniciaremos o plano de arborização da cidade, quando serão plantadas duas mil palmeiras imperiais. Esse plantio não só dará mais beleza à cidade, como significa saúde para a população. Tudo porque aumenta a geração de oxigênio e reduz a poluição atmosférica.

OE – Essa iniciativa terá alguma mensagem para a população?
SA – O projeto é acompanhado de uma mensagem educativa. Isto para que cada casa beneficiada adote uma árvore, fornecendo os cuidados para ser mantida. Ou seja, na falta de chuva, os moradores praticam a ação de regar a palmeira, assim a planta pode crescer. Outra ideias é manter a cidade limpa: cuidando das fachadas das residências e educando os munícipes a colocarem o lixo no horário da coleta.

OE – Existe recomendação para as casas serem reformadas?
SA – Temos uma boa mensagem neste sentido. Estamos tentando impedir, que as pessoas nas construções ou reformas de suas casas impeçam o trânsito dos pedestres pelas calçadas. Sempre se vê materiais de construção como: areia, pedra, tijolo, telhas e cimento jogados nas calçadas.

OE – A sua administração está sendo reconhecida pelos eleitores?
SA – Essa pergunta deveria ser feita à população, assim saberíamos sua opinião. O Crato foi contemplado com o Selo B do meio ambiente, entregue pelo Governo do Estado. Isto nos deixou muito orgulhosos, mas com a responsabilidade de continuar contribuindo pela área ambiental e as demais. Acreditamos que estamos fazendo uma administração com responsabilidade. O nosso pensamento é continuar assim, por isso acreditamos e planejamos novos projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário