Quixadá reúne profetas populares das chuvas



Cultura popular e ciência encontram-se no evento sertanejo

Profetas populares, professores e estudiosos reúnem no próximo sábado (9), em Quixadá, para discutir as previsões de chuvas para 2010. Durante um dia inteiro, a tradição do sertão nordestino de prever, com os sinais da natureza, como será o próximo inverno será apresentada durante o XIV Encontro dos Profetas Populares das Chuvas, evento promovido pelo Instituto de Pesquisa, Violas e Poesia Cultural, a partir das 8h30, no Açude do Cedro, em Quixadá (Estrada do Açude do Cedro Km6 - Cedro Novo).

Este ano, haverá, ainda, uma mesa redonda reunindo profetas, professores da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Faculdade Rainha do Sertão, além de outros estudiosos, para discutir as técnicas populares e científicas de previsão de chuva.

O encontro é conhecido em todo território nacional pela sua importância no resgate da cultura nordestina. Cerca de 30 profetas irão participar da reunião e cada um apresentará sua técnica de previsão.

HOMENAGENS
O profeta João Ferreira Lima (in memoriam) será o grande homenageado do encontro. Durante o evento, serão homenageadas, também, algumas personalidades que contribuem para o desenvolvimento da cultura popular do Estado: Auto Filho (secretário de Cultura do Estado); Alcir Porto (superintendente do Sebrae); Jonas Sousa (radialista); Nascimento (secretário de Turismo de Quixadá) e Domingos Filho (presidente da Assembléia Legislativa).

O XIV Encontro dos Profetas Populares das Chuvas será finalizado com a apresentação da peça Profetas da Chuva, encenado pela Cia do Sol (Rio de Janeiro). A narrativa retrata a história envolvente dos personagens que perseguem a frequência das chuvas em pequenos movimentos da natureza. O espetáculo faz com quem o público brasileiro se reconheça nos seus costumes e crenças populares que sobrevivem há centenas de anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário