Projeto do Pinto Martins pronto em dezembro

No começo de 2011 haverá a licitação da obra que custará R$ 267 mi

Por Tarcisio Colares
Do Pessoal do Blog no Pinto Martins

O projeto do complexo do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, vai ficar pronto em dezembro deste ano, conforme afirmou o Superintendente da Infraero, Sérgio Baltoré. O pacote consta de ampliação do atual terminal, construção do terminal 2, execução do edifício garagem e a interligação dos dois pátios. Ele acrescenta que, no começo de 2011, será contratado o projeto executivo e a seguir a licitação da obra, que no total vai custar cerca de R$ 267 milhões. A previsão para conclusão, segundo ele, será em outubro de 2013, um ano antes da Copa do Mundo de 2014, que vai ocorrer no Brasil, sendo que Fortaleza será uma das sedes.

Depois da obra concluída, a capacidade do Aeroporto de Fortaleza vai passar de três para cinco milhões de passageiros por ano, tendo uma projeção para mais cerca de vinte anos sem necessidade de qualquer reforma. Sérgio Baltoré informou que, no momento, já existem 21 posições para estacionamento de aeronaves, sendo necessário ainda ligar os pátios para a facilitação de trânsito dos aviões. O Terminal 2 vai ficar do lado direito do atual terminal, na direção do bairro da Aerolândia.
“Quando toda a obra for concluída, o Aeroporto Internacional Pinto Martins vai atender a toda a demanda prevista para o futuro e com o conforto necessário para o passageiro fazer a sua viagem com plena satisfação”, prevê. Baltoré informou ainda que o novo terminal de cargas já está pronto, em pleno funcionamento, dependendo apenas da inauguração oficial.

Também está finalizada a nova torre de controle, restando somente alguns detalhes. Sobre o projeto de aumento das pistas e pouso de decolagem, ele informou que vai ficar para mais adiante, porque o comprimento delas – 2.545 metros – dá, atualmente, para as necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário