Opinião

Novos municípios no Ceará

Há uma expectativa em todo o País quanto à aprovação da PEC no Parlamento, estabelecendo exigências para a criação de novos municípios.

Algumas vezes já me debrucei sobre o tema, apelando para as lideranças partidárias nas duas Casas, a fim de que se superem dificuldades formais e se promulgue a Emenda à Carta Magna brasileira.

Reportei-me à mobilização procedida pelos habitantes dos distritos de Pajuçara, em Maracanaú; Aruaru, em Morada Nova; além de Quitaiús, em Lavras da Mangabeira.
Destacadas figuras do distrito de Cruxatí, em Itapipoca; lideradas pelo vereador Germanias, questionaram-me sobre a demora agora ocorrida, numa injustificável protelação que desgasta a imagem do Poder Legislativo brasileiro.

E em Quixeramobim, onde estive em contactos políticos e religiosos, no final do ano passado, constatei a movimentação do eleitorado de São Miguel, tendo à frente o edil José Filho, em prol da campanha emancipacionista que ali se registra, em meio o entusiasmo contagiante.
Solidário com essas postulações, entendo que o Congresso não pode subestimar uma aspiração legítima, que altera a composição política de nossa Unidade Federada.
Assim Pajuçara, Aruaru, Quitaiús, Cruxatí e São Miguel assumem uma postura reivindicatória de incontestável justeza, faltando para a deflagração decisória que votemos a proposta direcionada para tão ansiada pretensão.
Não seria justo que senadores e deputados se omitissem no cumprimento desse dever institucional, embora algumas Assembleias Legislativas buscam antecipar a decisão, por entender ser delas a polêmica atribuição.
Os próximos dias serão, pois, de eufórica esperança, com as comunas se tornando independentes e procurando progredir, privilegiando a respectiva comunidade.
O Ceará, segundo prognósticos poderá dispor de pelo menos mais 20 cidades todas dispostas a construir a grandeza de nosso Estado, melhor situando-o no contexto nacional.
É isso o que esperam os nossos coestaduanos.

Mauro Benevides - Deputado Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário