Novo terremoto atinge Haiti




Agência geológica dos Estados Unidos da América havia inicialmente medido 6,1 na escala Richter

Um tremor de magnitude 5,9 atingiu o Haiti ontem, segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA. O abalo ocorre oito dias depois que um tremor de magnitude 7 devastou o país, matando ao menos 75 mil pessoas, ferindo 250 mil e deixando um milhão de desabrigados, destruindo a capital, Porto Príncipe. O novo terremoto provocou pânico entre os haitianos acampados em barracas nas ruas da capital, Porto Príncípe. Prédios já abalados pelo tremor do dia 12 ruíram, segundo testemunhas.

O tremor ocorreu às 6h03 locais (9h03) de Brasília, segundo a agência americana, e havia sido inicialmente avaliado como de magnitude 6,1. O epicentro está a 60 km a oeste-noroeste da capital, Porto Príncipe, e a 42 km da cidade de Jacmel, e a uma profundidade de 9,9 km. Não houve alerta de tsunami. Ainda não há relatos de novas vítimas, mas equipes da ONU vasculharam a capital para apurar se o terremoto machucou mais gente.

SUSTO
De Porto Príncipe, o jornalista Fabiano Andrade, da rádio CBN, informou que o novo tremor foi “leve, mas suficiente para assustar os militares brasileiros”. Segundo ele, na base militar brasileira o tremor não provocou estragos, mas as consequências no resto do país ainda eram desconhecidas. Prédios na capital que já haviam sido abalados pelo tremor do dia 12 desabaram, segundo a agência de notícias Efe. Na cidade de Petionville, próximo à capital, jornalistas da France Press disseram que o novo tremor foi sentido durante 10 segundos. Temendo novos abalos, milhares de pessoas têm dormido nas ruas de Porto Príncipe desde a tragédia.

A foto que ilustra esta matéria é do cearense Tihago Bayde, que tem negócios em Miami e no Haiti e mora em Nova Iorque. Ele estava ontem no Haiti quando ocorreu o segundo terremoto de 5,9 graus e fez uma série de fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário