Multidão comemora reabertura de hospital




Cinco mil pessoas abraçaram o Hospital Zulmira Sedrin no Cedro


Parecia festa. E era. Mais de cinco mil pessoas, a pé, moto ou carros, acompanharam um trio elétrico que na noite de sábado desfilou na cidade do Cedro para um abraço no Hospital Zulmira Sedrin de Aguiar, descredenciado e fechado pela Prefeitura Municipal que não admite outro hospital na cidade que não o da família dos correligionários do Prefeito, conforme se comenta na cidade.

Na noite do sábado, como estava programado uma semana, a comunidade juntou-se num desagravo aos diretores do Hospital Zulmira Sedrin de Aguiar e promoveu um abraço simbólico ao hospital, em meio a discursos e prestação de contas públicas por parte da direção. Ex-deputados, ex-prefeitos, vereadores, médicos de todo o Centro Sul e Cariri, acorreram a Cedro para o evento, que durou cerca de duas horas e meia.
Por coincidência, no final do expediente do Fórum de Iguatu, na sexta feira, o Juiz da Comarca concedeu uma liminar ao hospital, solicitada pelo Ministério Público Estadual do Ceará, mandando que o hospital, não só fosse reaberto, como voltasse imediatamente seu credenciamento pelo SUS, com efeito retroativo a dezembro do ano passado, sob pena de multa que daria de R$2 mil a ser paga pelo prefeito João Viana e igual quantia pela titular da pasta da Saúde do Cedro.

RELEVANTES SERVIÇOS
Segundo o parecer, nada há que impeça o funcionamento do Hospital Zulmira de Aguiar que, com seus 46 anos de funcionamento, ininterrupto, tem prestado relevantes serviços a toda uma região.
Populares, entre revoltados com a medida e felizes com a revogação da medida, pela Justiça do Ceará, comentavam críticos a postura do prefeito e de sua secretria de Saúde, assim como do Conselho Municipal de Saúde, composto de funcionários da prefeitura, isolados que foram outras autoridades médicas do município, dentre eles, os médicos e diretores do Hospital Zulmira Sedrim.
A reportagem do Jornal O Estado, assim como de quase uma dezenas de órgãos de imprensa do Ceará, procuraram pelo Prefeito para comentar a medida, mas este teria viajado para Fortaleza ainda na quinta-feira e não atendia ao telefone celular nem no endereço de Cedro nem no endereço que teria em Fortaleza. Na residência e na Prefeitura disseram apenas que ele estaria viajando para Fortaleza.

AMOR
O Hospital Zulmira Sedrim de Aguiar voltou a funcionar mesmo na tarde de sexta-feira ao receber a comunicação da Justiça, com a medida cautelar sendo expedida pelo Fórum de Iguatu. O evento da noite de sábado foi cercado de segurança e transcorreu em ordem, com slogans defendendo o Hospital onde se dizia que, ...quem ama não fecha hospital. Ou ainda, ...quem é de bem ama o Zulmira.
Em cima do trio elétrico os oradores que se revezavam faziam críticas à postura do prefeito João Viana sem citar seu nome. Dentre os críticos estavam pelo menos cinco médicos, alguns de seu tempo e um o único vivo dos fundadores do Hospital, há 46 anos. Cedro voltou a sorrir.

Do Jornal O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário