MAUC recebe a maior gravura já produzida no Brasil

O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará irá expor, amanhã (28) e sexta-feira (29), a maior gravura já produzida no País: “Os quatro elementos”, do artista plástico Francisco de Almeida, com 1,50 de altura e 20 metros de comprimento. A obra cearense recebeu o apoio de R$ 15 mil da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) para sua produção. A gravura poderá ser vista pelo público na quinta-feira, de 14h às 18h, e na sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h.

Produzida por Francisco de Almeida por seis anos consecutivos, entre matrizes e impressões, a gravura trabalha a temática religiosa nordestina, apresentando dramas que representam os quatro elementos: água, ar, terra, fogo. Exposta pela primeira vez na VI Bienal do Mercosul (RS), de setembro a novembro de 2009, a obra seguirá para São Paulo, onde ficará em cartaz no Museu Afro-Brasil, no Parque do Ibirapuera, após a sua exposição no MAUC.

Um dos grandes nomes da gravura nacional, Francisco de Almeida, ou Almeidinha, como é conhecido, nasceu em Crateús. O artista, que hoje reside em Fortaleza, já teve seus trabalhos expostos em alguns dos mais prestigiados museus do Brasil e do exterior. Ele também participou de importantes exposições individuais e coletivas, entre elas, mostras na Bienal de Valencia (Espanha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário